Análise discursiva de campanhas publicitárias destinadas à prevenção do HIV/aids e a construção da subjetividade soropositiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2016v17n2p72Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o discurso veiculado por textos de diferentes campanhas publicitárias destinadas à prevenção do hiv/aids no Brasil e no mundo. Partiu-se da noção de discurso conforme pensada por Michel Foucault, por meio da qual foram investigados alguns fenômenos discursivos dentro daquilo que se chamou, neste trabalho, de dispositivo crônico da aids e o modo como este influencia na formação da subjetividade soropositiva. Em seguida, analisou-se o modo como essa subjetividade foi construída nos textos das campanhas, averiguando que nem sempre foi representada de forma positiva, contribuindo para diferentes formas de preconceito, estigma e exclusão do sujeito soropositivo e criando algumas tensões e ambiguidades dentro do dispositivo. Por fim, concluiu-se ser necessário repensar as formas pelas quais este sujeito é constituído, de modo a permitir novos modos de subjetivação para as pessoas vivendo com hiv.
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