Análise discursiva de campanhas publicitárias destinadas à prevenção do HIV/aids e a construção da subjetividade soropositiva

Autores

  • Arthur Vinicius Nunes UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2016v17n2p72

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o discurso veiculado por textos de diferentes campanhas publicitárias destinadas à prevenção do hiv/aids no Brasil e no mundo. Par­tiu-se da noção de discurso conforme pensada por Michel Foucault, por meio da qual foram investigados alguns fenômenos discursivos dentro daquilo que se chamou, neste trabalho, de dispositivo crônico da aids e o modo como este influencia na formação da subjetividade soropositiva.  Em seguida, analisou-se o modo como essa subjetividade foi construída nos textos das campanhas, averiguando que nem sempre foi representada de forma positiva, contribuindo para diferentes formas de preconceito, estigma e exclusão do sujeito soropositivo e criando algumas tensões e ambiguidades dentro do dispositivo. Por fim, concluiu-se ser necessário repensar as formas pelas quais este sujeito é constitu­ído, de modo a permitir novos modos de subjetivação para as pessoas vivendo com hiv.

Biografia do Autor

Arthur Vinicius Nunes, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras (português/inglês) pela UNITAU (Universidade de Taubaté), especializado em Ensino de Língua Inglesa e Uso de Novas Tecnologias  pela UGF (Universidade Gama Filho) e mestrando em Linguística pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)

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Publicado

2016-10-08