A organização tópica nos livros didáticos de História do 6º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Talita Moreira de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n1p106

Resumo

Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre a constituição textual de livros didáticos atuais de história. Os livros analisados são do 6º ano do Ensino Fundamental. Quanto ao conteúdo temático, cada capítulo apresenta questões-chave que precisam ser introduzidas e mantidas ao longo do texto, daí a relevância de processos como a continuidade referencial. Através da análise das estratégias de continuidade referencial utilizadas nos livros em questão, o objetivo deste trabalho é verificar como ocorre a progressão referencial e como os tópicos / temas principais e secundários se apresentam e são mantidos, retomados e recategorizados de modo a permanecerem ao alcance da compreensão do leitor.

Biografia do Autor

Talita Moreira de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2017-09-18