Hipercorreções na escrita como evidência da gramática fonológica da criança

Autores

  • Graziela Pigatto Bohn Universidade Católica de Santos
  • Mariana Lima Souza Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n2p153

Resumo

O trabalho apresenta uma análise da escrita inicial, buscando identificar evidências da influência de processos fonológicos do português brasileiro no processo de aquisição do código escrito. O foco do trabalho é identificar, na escrita das crianças, indícios de hipercorreção baseada em três fenômenos fonológicos presentes na fala: a harmonia vocálica, o alçamento vocálico e a semivocalização da líquida lateral em posição pós-vocálica. O trabalho parte da seguinte questão: será que no momento em que a criança se depara com o código escrito e percebe que as letras nem sempre apresentam uma relação direta com a forma como são pronunciadas (ou seja, um ‘i’ falado nem sempre será um ‘i’ na escrita), além de corrigir seus erros ortográficos iniciais, elas passam a hipercorrigir suas produções escritas? Além disso, o trabalho busca evidências empíricas de como a gramática fonológica da criança atua na aquisição da escrita ao se esperar que as hipercorreções sejam regidas por restrições da fonologia da língua. A fim de abordarmos essas questões, analisamos dados de escrita inicial de um banco de dados organizado pelo Projeto Aspa da Universidade Federal de Minas Gerais, o E-labore (Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita) (CRISTÓFARO-SILVA et al., 2009). Os resultados nos mostram que há, sim, hipercorreções relacionadas aos processos fonológicos da língua na aquisição do código escrito e que estas são majoritariamente regidas por restrições fonológicas do português brasileiro.

Biografia do Autor

Graziela Pigatto Bohn, Universidade Católica de Santos

Professora do Centro de Ciências da Educação e Comunicação da Universidade Católica de Santos.

 

Mariana Lima Souza, Universidade Católica de Santos

Graduanda em Letras da Universidade Católica de Santos.

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Publicado

2018-01-13

Edição

Seção

Gramática e Escola