Práticas de análise linguística: uma análise em livro didático
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n2p211Resumo
Considerando o livro didático como um dos principais materiais com que conta o professor em sala de aula, o presente artigo objetiva analisar como é desenvolvida a análise linguística em materiais didáticos de Língua Portuguesa. Para isso, este trabalho realiza a leitura crítica das atividades de análise linguística propostas no livro didático, versão do aluno, intitulado Língua Portuguesa: linguagem e interação, de Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura e José Hamilton Maruxo Júnior, da Editora Ática, do 1º ano do Ensino Médio, aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015. Sustentando-se teoricamente em autores como Geraldi (2003a), Franchi (1997) e Marcuschi (2002), que tratam das teorias relacionadas à concepção interacionista de ensino de língua, entende-se a análise linguística ao lado das demais práticas (leitura, oralidade e produção escrita), como unidade de ensino na qual se analisam os recursos expressivos da língua, isto é, aspectos gramaticais, discursivos, estilísticos, pragmáticos, fonológicos, entre outros, relacionados a um gênero textual situado no discurso (GERALDI, 2003b). Nesta pesquisa, as análises limitam-se à seção Prática de linguagem do referido livro didático, uma vez que sua proposta é, entre outras, a de promover reflexão sobre o uso da língua. Das 12 seções Prática de linguagem, serão destacadas quatro seções e suas respectivas análises, a fim de que sejam discutidas tanto as atividades que apresentam características que qualificam a prática de análise linguística quanto aquelas que não as apresentam. Constatou-se, no livro analisado, que a prática de análise linguística é pouco desenvolvida na seção que se propõe a fazê-la.
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