Para além da questão: (não) ensinar gramática?

Autores

  • Edair Maria Görski Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mara Aparecida Siqueira Fundação Catarinense de Educação Especial

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n2p25

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre o que, para que e como ensinar gramática, (i) abordando diferentes concepções de linguagem, língua e gramática;(ii) discutindo a necessidade ou não de o professor de Língua Portuguesa guiar-se por determinada concepção; e (iii) discorrendo sobre qual a finalidade do ensino de gramática e qual a maneira mais adequada de tratá-la no âmbito escolar. Seu desenvolvimento é norteado pelas seguintes questões: 1) É necessário que o professor da Educação Básica tenha conhecimento de diferentes concepções de linguagem, de língua e de gramática? 2) É necessário que o professor assuma uma dada concepção de gramática, de linguagem e de língua e paute suas aulas exclusivamente por essa concepção? As reflexões são desenvolvidas no sentido de responder afirmativamente a primeira questão, e negativamente a segunda. Ao final, sugerimos uma abordagem ampla de gramática do uso, que agregue aspectos conceituais de diferentes teorias linguísticas, contemplando a língua como sistema heterogêneo sócio-historicamente constituído, a tensão entre estabilidade e instabilidade nas relações entre formas e funções, e o ensino de gramática contextualizada, mediante atividades linguísticas, epilinguísticas e metalinguísticas. Consideramos que tal abordagem atenta para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno, tendo em vista a formação do sujeito-cidadão. Para dar conta da tarefa proposta, buscamos respaldo na voz de linguistas e de gramáticos com formação linguística e/ou filológica que têm se voltado, direta ou indiretamente, a esse assunto; levamos em consideração, também, alguns documentos oficiais e discussões com professores do Ensino Fundamental no âmbito do PROFLETRAS.

Biografia do Autor

Edair Maria Görski, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mara Aparecida Siqueira, Fundação Catarinense de Educação Especial

Professora da Fundação Catarinense de Educação Especial. Mestre em Linguística pelo Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2018-01-13

Edição

Seção

Gramática e Escola