A expressão do passado imediato em buenos aires e San Miguel de Tucumán

Autores

  • Leandro Silveira de Araujo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2018v19n1p158

Resumo

Este trabalho visa à descrição do comportamento das formas do pretérito perfecto na expressão do passado imediato no espanhol falado em Buenos Aires e San Miguel de Tucumán. O interesse decorre da deficiência observada em estudos, que, quando muito, identificam duas tendências opositivas de uso dos pretéritos na Argentina, sem considerar, contudo, a dimensão desse uso nem os fatores linguísticos e extralinguísticos que determinam o fenômeno variável. A fim de alcançar os objetivos propostos, compilamos um corpus de entrevista radiofônicas de ambas as variedades diatópicas. Valendo-nos do Goldvarb Yosemite, procedemos a uma análise multivariada que permitiu identificar um uso absoluto do perfecto simple na expressão do passado imediato em Buenos Aires e um uso variável, em San Miguel de Tucumán. Nessa última variedade, foi possível observar que o uso do perfecto compuesto parece apresentar certo prestígio e caracteriza um uso mais inovador, além de ser mais recorrente junto a fatores que possibilitam uma leitura continuativa.

Biografia do Autor

Leandro Silveira de Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

Possui licenciatura e bacharelado em Letras, com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Araraquara). Manteve estágio acadêmico com a Universidad Nacional de Cuyo - UNCUyo/Argentina (2010) e é mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-FCL/Araraquara (2012). Foi professor assistente de língua espanhola na Faculdade Tecnológica de Mococa e lecionou, como professor substituto, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL/Araraquara) - onde também cursa o Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de espanhol, variação e mudança linguísticas, norma linguística, sociolinguística e dialetologia, gramática funcional.

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Publicado

2018-09-13