Gramática fonológica e ensino de inglês como língua adicional: aproximando a linguística formal da linguística aplicada

Autores

  • Athany Gutierres Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Felipe Flores Kupske Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2018v19n1p65

Resumo

Partindo do pressuposto de que a teoria fonológica pode dialogar com o contexto educacional, este trabalho tem como objetivo principal apresentar e explicitar a relevância da gramática fonológica para o ensino de línguas adicionais, neste caso, o inglês. Para tanto, discutiremos dados de aquisição de aprendizes brasileiros de inglês (GUTIERRES, 2016) para o desenvolvimento da gramática da língua-alvo, analisados à luz da Teoria da Otimidade Estocástica (Boersma; Hayes, 2001). Os dados revelam que, na aprendizagem da nasal velar [?] das palavras terminadas com -ing em inglês, há alternância sistemática entre as nasais velar/velarizada e a palatal (variação), demonstrando a gradualidade que caracteriza a aquisição e a variabilidade que é inerente à aprendizagem de línguas. Dessa forma, há uma demanda para a atualização e o esclarecimento do conceito de gramática, buscando dissociá-la da unicidade da concepção tradicional que ignora a produção linguística do aprendiz e lhe apenas prescreve formas tidas como corretas de expressão.


Biografia do Autor

Athany Gutierres, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui licenciatura em Letras (Português-Inglês) (2005), especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês (2007) e Mestrado em Educação (2011) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui Doutorado em Letras - Estudos da Linguagem (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora Adjunta 1A de Língua Inglesa e coordenadora do Núcleo de Ensino de Línguas (NELI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo, vinculada à Coordenação Acadêmica do Curso de Medicina. É pesquisadora nos projetos "LínguaPoa" (UFRGS/CNPq) e "LAFALA - Laboratório de Ciências da Fala" (UFBA). Coordena a ação de pesquisa intitulada "Prevenção da Recidiva ao Uso de Substâncias: análise das comunicações de familiares de dependentes químicos em tratamento no SUS em Passo Fundo-RS", vinculado ao projeto de pesquisa "Perfil Epidemiológico e de Assistência de Usuários da Rede Pública". Integra o grupo de pesquisa "Inovação em Saúde Coletiva: políticas, saberes e práticas de promoção da saúde" (UFFS/CNPq). Suas áreas de interesse são fonética e fonologia, aquisição fonológica, variação linguística, ensino de inglês, educação médica, comunicação e saúde.

Felipe Flores Kupske, Universidade Federal da Bahia

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor Adjunto do Departamento de Letras Germânicas da mesma universidade. Graduado em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2004 - 2008) / The University of Nottingham - Inglaterra - (2007 - 2008), aperfeiçoado em Ensino e Aprendizagem de Línguas pela University of Birmingham - Inglaterra (2008) e Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela UFSM (2009 - 2011) vinculado à linha de pesquisa Aquisição da Linguagem. Doutor em Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche na University College London (Inglaterra), também vinculado à linha de pesquisa Aquisição da Linguagem. Tem como principais interesses de trabalho a Fonologia de Laboratório, a Fonética Experimental e a Sociofonética com foco na produção e percepção da fala; a Aquisição e a Perda da Linguagem em abordagens cognitivas, dinâmicas e/ou ecológicas; e o Bilinguismo e Multilinguismo. Líder do Laboratório de Ciências da Fala (LAFALA - UFBA) e membro do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO - UFRGS). Atua, ainda, nos seguintes grupos de pesquisa (CNPq): Fonética e Fonologia Aplicadas à Língua Estrangeira (UFSC); Linguística Aplicada (UFRGS); e Estudos Linguísticos e Literários (Unochapecó).

Downloads

Publicado

2018-09-13