Phonological grammar and the teaching of english as an additional language: bringing formal and applied linguistics together

Authors

  • Athany Gutierres Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Felipe Flores Kupske Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2018v19n1p65

Abstract

From the assumption that phonological theory can dialogue with the educational context, this work has as its main objective to present and to explain the relevance of the phonological grammar for the teaching of additional languages, in this case, English. In order to do so, we discuss acquisitional data from Brazilian learners of English (GUTIERRES, 2016) for the development of the target language grammar, analyzed in the light of the Stochastic Optimality Theory (BOERSMA; HAYES, 2001). The data show in the learning of the nasal velar [?] of words that end in -ing in English, there is a systematic alternation between the velar / velarized and the palatal nasals (variation), demonstrating the gradualness that characterizes the acquisition and the variability that is inherent in language learning. Thus, there is a demand for the updating and clarification of the concept of grammar, seeking to dissociate it from the uniqueness of the traditional conception that ignores the linguistic production of the learner and only prescribes forms considered as correct expression.

Author Biographies

Athany Gutierres, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui licenciatura em Letras (Português-Inglês) (2005), especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês (2007) e Mestrado em Educação (2011) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui Doutorado em Letras - Estudos da Linguagem (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora Adjunta 1A de Língua Inglesa e coordenadora do Núcleo de Ensino de Línguas (NELI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo, vinculada à Coordenação Acadêmica do Curso de Medicina. É pesquisadora nos projetos "LínguaPoa" (UFRGS/CNPq) e "LAFALA - Laboratório de Ciências da Fala" (UFBA). Coordena a ação de pesquisa intitulada "Prevenção da Recidiva ao Uso de Substâncias: análise das comunicações de familiares de dependentes químicos em tratamento no SUS em Passo Fundo-RS", vinculado ao projeto de pesquisa "Perfil Epidemiológico e de Assistência de Usuários da Rede Pública". Integra o grupo de pesquisa "Inovação em Saúde Coletiva: políticas, saberes e práticas de promoção da saúde" (UFFS/CNPq). Suas áreas de interesse são fonética e fonologia, aquisição fonológica, variação linguística, ensino de inglês, educação médica, comunicação e saúde.

Felipe Flores Kupske, Universidade Federal da Bahia

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor Adjunto do Departamento de Letras Germânicas da mesma universidade. Graduado em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2004 - 2008) / The University of Nottingham - Inglaterra - (2007 - 2008), aperfeiçoado em Ensino e Aprendizagem de Línguas pela University of Birmingham - Inglaterra (2008) e Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela UFSM (2009 - 2011) vinculado à linha de pesquisa Aquisição da Linguagem. Doutor em Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche na University College London (Inglaterra), também vinculado à linha de pesquisa Aquisição da Linguagem. Tem como principais interesses de trabalho a Fonologia de Laboratório, a Fonética Experimental e a Sociofonética com foco na produção e percepção da fala; a Aquisição e a Perda da Linguagem em abordagens cognitivas, dinâmicas e/ou ecológicas; e o Bilinguismo e Multilinguismo. Líder do Laboratório de Ciências da Fala (LAFALA - UFBA) e membro do Laboratório de Bilinguismo e Cognição (LABICO - UFRGS). Atua, ainda, nos seguintes grupos de pesquisa (CNPq): Fonética e Fonologia Aplicadas à Língua Estrangeira (UFSC); Linguística Aplicada (UFRGS); e Estudos Linguísticos e Literários (Unochapecó).

Published

2018-09-13