Efeitos de instrução explícita na aquisição da entoação em espanhol/L2

Autores

  • Rhanya Rafaella Rodrigues Instituto Federal Goiano - Campus Ceres
  • Elena Ortiz Preuss Universidade Federal Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2018v19n2p214

Resumo

A entoação é um elemento complexo e importante para a comunicação, entretanto, trata-se de um aspecto que tende a ser ignorado ou abordado de forma implícita, no contexto de aquisição de L2 (ASL) (AKERBERG, 2011; MORENO, 2002; DIAS, 2015). Em vista disso, e considerando o baixo número de investigações sobre a aquisição de elementos suprassegmentais em segunda língua (L2), esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da instrução explícita na aquisição de enunciados declarativos e interrogativos totais em espanhol/L2. Além disso, espera-se verificar se os estudantes apresentam maior desempenho em enunciados declarativos ou interrogativos totais. Para isso, realizou-se um estudo semiexperimental, com aprendizes brasileiros de língua espanhola, em nível intermediário-avançado. A pesquisa contou com 19 participantes que foram divididos em quatro grupos, com base em dois fatores: i) condição (experimental ou controle); e ii) contexto (graduação ou curso livre de idiomas). Para a geração de dados foram usados os seguintes instrumentos: i) questionário, que possibilitou o delineamento do perfil dos participantes; e ii) pré- e pós-testes linguísticos, que abrangeram tarefas de compreensão e produção (controlada, semi-controlada e livre) dos enunciados-alvo. As análises estatísticas não apontaram efeitos significativos da instrução explícita, embora a intervenção pareça ter auxiliado na minimização de efeitos de similaridade, no caso dos declarativos, e na produção dos interrogativos totais. Notou-se também que os enunciados interrogativos totais parecem ser mais difíceis que os declarativos, para os aprendizes brasileiros.

Biografia do Autor

Rhanya Rafaella Rodrigues, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Professora da área de Letras do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás 

Elena Ortiz Preuss, Universidade Federal Goiás

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Referências

AKERBERG, M. Aquisição da pronúncia: a entoação em afirmações e perguntas sim/não. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 50, n.1, p. 153-167, 2011.

ALVES, U. K.; ZIMMER, M. C. Perceber, notar e aprender: uma visão conexionista da consciência do aprendiz na aquisição fonológica da L2. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, Ano 3, n. 5, 2005.

ALVES, U. K.; ZIMMER, M. C. A explicitação dos aspectos fonético-fonológicos da L2: teoria e pesquisa na sala de aula. In: LAMPRECHT, R.R. (Org.). Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 211-230.

ALVES, U. K.; ZIMMER, M. C. O papel da instrução explícita na aquisição fonológica do inglês como L2: evidências fornecidas pela Teoria da Otimidade. 2004. 335f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2004.

AQUINO, C. Interação entre conhecimento explícito e implícito na aprendizagem de L2: quais as contribuições trazidas pela neurolinguística para essa discussão? Letrônica, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 125-141, 2012.

CELCE-MURCIA, M.; BRINTON, D. M.; GOODWIN, J.M; GRINER, B. Teaching Pronunciation: a course book and reference guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

DEKEYSER, R. M. Más allá de la atención a la forma. In: DOUGHTY, C.; WILLIAMS, J. Atención a las formas en la adquisición de segundas lenguas en el aula. España: Edinumen, 2009, p. 57-78.

DIAS, E.C.O. Declarativas e interrogativas totais no espanhol L1 e L2 falado em Bogotá: uma contribuição para estudos prosódicos. 2015. 273f. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2015.

ELLIS, R. La adquisición de segundas lenguas en un contexto de enseñanza análisis de las investigaciones existentes. Nova Zelandia: ResearchDivision, 2005.

FONTANA, B.; LIMA, M.S. Questões centrais do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras. Em Aberto, Brasília, v.22, n. 81, p. 15-28, ago. 2009.

KRASHEN, S.D. The Input Hypothesis and its rivals. London: Longman. 1985.

LONG, M.H. Focus on form: a design feature in language teaching methodology. In: De BOT, K.; GINSBERG, R.; KRAMSCH, C. (Ed.). Foreing language research in crosscultural perspective. Amsterdam: John Benjamins, 1991.

LYRIO, A. L. L. Ensino comunicativo e foco na forma (FONF). Litterae -Perspectivas do ensino de línguas e de literaturas, Vitória, v. 1, n. 1, p. 22-47, 2012.

MARIAN, V.; BLUMENFELD, H. K.; KAUSHANSKAYA, M. The language experience and proficiency questionnaire (leap-q): assessing language profiles in bilinguals and multilinguals. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, Nova Iorque, v. 50, p.940-967, 2007.

MORENO, M. C. Didáctica de la entonación: una asignatura pendiente. Dialnet, Rioja, v. 14, 2002. p. 65-75. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=295018> Acesso em 03 fev.2017.

ORTIZ-PREUSS, E. A interface entre os conhecimentos implícito e explícito: um estudo baseado no se – operador aspectual como delimitador em espanhol. 2005. 165f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2005.

ORTIZ-PREUSS, E. Similaridade linguística entre português e espanhol: efeitos na produção de fala em L2. Revista (Con) Textos Linguísticos, Vitória, v. 8, n. 10, p. 66-82, 2014.

ORTIZ-PREUSS, E.; SANZ, C. Aquisição de L2: Interação entre variáveis externas e internas. In: ______.; COUTO, E. K. N. N. do; RAMOS, R. M. do. (Org.). Múltiplos olhares e Linguística e Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2016, p.121-134.

PINTO, M. S. Transferências prosódicas do PB/LM na aprendizagem do E/LE: enunciados assertivos e interrogativos totais. 2009. 378f. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

PRIETO, P. Teorías lingüísticas de la entonación. In: PRIETO, P. Teorías de la Entonación. Barcelona: Ariel, 2003. p.14-33.

Real Academia Española. La entonación. In:______. Nueva gramática de la lengua española. Barcelona: Espasa Libros, 2011. p. 435-488.

SANZ, C. Adult SLA: the interaction between external and internal factors. In: SANZ, C. (Ed.). Mind and context in adult second language acquisition: methods, theory, and practice. Washington DC: Georgetown University Press, 2005, p. 3-20.

SANZ, C. Contributions of study abroad research to our understanding of SLA processes and outcomes: The SALA Project, an appraisal. In: PÉREZ-VIDAL, C. (Ed.). Language acquisition in study abroad and formal instruction contexts. Philadelphia/Amsterdam: John Benjamins, 2014. p. 1-13.

SEMINO, M. J. I. La entonación en español y en portugués. In: BRISOLARA, L. B.;

SEMINO, M. J. I. ¿Cómo pronunciar el español? La enseñanza de la fonética y la fonología para brasileños: ejercicios prácticos. Campinas: Pontes Editores, 2014. p.103-126.

SOSA, J.M. La entonación del español. Su estructura fónica, variabilidad y dialectología. Madrid: Cátedra, 1999.

SWAIN, M. Three functions of output in second language learning. In: COOK, G.; SEIDLHOFFER, B. (Ed). Principle & practice in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 1995.

VIDAL, R.T. Ensino-aprendizagem do foco na forma: retorno ou recomeço? TheESPecialist, São Paulo, v.28, n. 2, p. 159-184, 2007

Downloads

Publicado

2018-12-27