A entoação das perguntas totais de estudantes de espanhol do Rio de Janeiro

Autores

  • Patricia Ramos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Yesenia Verónica Ancco Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miguel Mateo Ruiz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2019v20n1p138

Resumo

No presente trabalho, apresentamos as características melódicas das perguntas totais do espanhol analisadas sob os pressupostos de Análise Melódico da Fala (AMH) (CANTERO, 2002; CANTERO; FONT ROTCHÉS, 2007, 2009), a partir de um corpus constituído por diálogos de estudantes universitários brasileiros de espanhol,no Rio de Janeiro, em um estudo piloto do curso de Idiomas sem Fronteiras (Espanhol) oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A principal conclusão que podemos ter com este estudo exploratório é que, majoritariamente, estes falantes utilizam padrões interrogativos similares aos do espanhol da Espanha (Madrid), mas com percentuais de subida na inflexão final inferiores; em menor medida, um padrão descrito para o português, que em espanhol da Espanha tem significado enfático, não interrogativo.

Biografia do Autor

Patricia Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente diplomada na seção de espanhol na Universidade de Lausanne (UNIL) na Suíça. É integrante do Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico. Doutorado em andamento em Letras Neolatinas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Yesenia Verónica Ancco, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoradanda em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Miguel Mateo Ruiz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Espanhol do departamento de Letras Neolatinas. Especialidade: Fonética e Prosódia. Interese também Analise Crítica do discurso.

Downloads

Publicado

2019-09-03