Análise diatópico-diacrônica dos complementos pronominais de verbos na escrita brasileira dos séculos XIX e XX

Autores

  • Marco Antonio Rocha Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kássia Kamilla de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Franklin Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2019v20n2p195

Resumo

No campo disciplinar da sintaxe diacrônica, apresentamos neste artigo um mapeamento diatópico-diacrônico dos pronomes complementos de verbos com referência à segunda pessoa, com foco nas formas dativas, em cartas pessoais escritas no Brasil dos séculos XIX e XX. Esse mapeamento nos permite sistematizar argumentos a favor da hipótese de que formas inovadoras da gramática do PB se implementam primeiro na região Nordeste quando comparada com as regiões Sudeste e Sul no vasto território brasileiro. Os resultados mostram para a região Nordeste um quadro em que formas associadas ao pronome você são mais recorrentes para os complementos verbais nas funções acusativa, dativa e oblíqua, de um modo geral, e que as formas dativas, de modo mais particular, (1) o pronome te é significativamente pouco frequente e o pronome lhe se mostra implementado no sistema pronominal desde o início do século XX e (2) a frequência de nulos e de formas preposicionadas (preposição + você/tu) aumenta significativa e gradativamente no curso do século XX. Esse quadro se contrasta àquele encontrado para as regiões Sudeste e Sul, sobretudo no marco temporal em que tais mudanças se implementam na escrita.

Biografia do Autor

Marco Antonio Rocha Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma IES.

Kássia Kamilla de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Franklin Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2019-12-19