A emergência e a expansão de usos linguísticos inovadores em comunidade de práticas: o caso de {-ste} na página tal qual dublagens

Autores

  • Kamilla Oliveira do Amaral Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2020v21n1p168

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar, em perspectiva sincrônica, como se dá a emergência e expansão de novos usos do item {-ste}, em ocorrências como Mana, tu arrasaste;  Eu já compreistes o meu fuleira!!!!; Cadeeestes demoniia!?!? e Manaa acho que tey boystes já terminou o serviço!, coletadas em posts e comentários de um site de rede social, a página Tal Qual Dublagens no Instagram, vista como uma comunidade de práticas (ECKERT, 2006). Porque os novos usos do item em questão parecem envolver expansão da base contextual a que {-ste} se agrega; semântico-pragmática e categorial, o interpretamos como uma hipótese de gramaticalização como expansão. Para dar suporte teórico a esta análise, nos baseamos em discussões propostas por Traugott (2002, 2008, 2010), Hopper e Traugott (2003) e Heine et al. (1991).

Biografia do Autor

Kamilla Oliveira do Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina

É graduada em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas na área da Sociolinguística Variacionista, com enfoque na documentação e análise de fenômenos na escrita e fala manauara, sobretudo aqueles advindos das interações em sites redes sociais (SRS) e na discussão sobre língua, estilo e identidade. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, durante os anos de 2014 a 2016 e participou do Projeto Oficina de Formação em Serviço no mesmo período pela UEA. Atuou em regime de Estágio Docência na Universidade Federal de Santa Catarina na disciplina de Sociolinguística. Participa dos Projetos Fala Manauara Culta e Coloquial (FAMAC), Variação Linguística da Região Sul (VARSUL) e Laboratório de estudos em variação linguística e práticas pedagógicas (LabVAR).

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Publicado

2020-07-28