Memória de trabalho: que importância tem na aprendizagem e no processamento da linguagem?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n3p87Resumo
Trata-se de uma revisão sistemática de literatura e publicações acerca do tema memória de trabalho. As pesquisas, entre elas a de George Miller (1956) e Paul Carrillo-Mora (2010) sobre sistemas de memória, identificaram que a memória de trabalho ajuda a lembrar informações visuais e espaciais, além de coordenar as atividades cognitivas e planejar estratégias. Inicialmente examinam-se alguns fatos importantes na história da pesquisa em memória de trabalho e em seguida faz-se uma analise de trabalhos publicados no período de 2001 a 2011 e disponíveis na Scientific Eletronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha). Encontramos diferentes pesquisas voltadas para diferentes aspectos da memória de trabalho. Em relação à linguagem, parece que há um maior número de trabalhos destinados ao estudo de aspectos fonológicos. Há ainda pesquisas que tratam da relação da memória de trabalho e os aspectos gerais da inteligência. Outros estão voltados para o déficit de aprendizagem e outros prejuízos causados por problemas de memória. Ainda não se tem respostas suficientes, ou seja, não está consolidada a relação entre déficit de apren-dizagem e a capacidade de manutenção da memória de trabalho, mas já é consenso entre os pesquisadores que a quantidade de informação linguística que podemos manter na memória de trabalho é influenciada pelo tempo de pronúncia e pela similaridade semântica dos termos. Os estudos analisados apontam para as mesmas conclusões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.