Um olhar para o trabalho com o gênero convite em turmas de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2014v15n1p1Resumo
O presente texto é resultado de estudos, reflexões e pesquisas articuladas ao Projeto Formação Continuada para Professores da Educação Básica nos anos iniciais: ações voltadas para a Alfabetização em Municípios com Baixo IDEB da Região Oeste do Paraná, vinculado ao Programa Observatório da Educação – CAPES/INEP. Nesse contexto, nossa pesquisa, em específico, focaliza-se em ações de mediação na apropriação da linguagem escrita por meio do trabalho com gêneros discursivos. Assim, como parte desse processo investigativo, objetivamos, neste artigo, analisar atividades de produção escrita de textos em uma turma do 2º ano (anos iniciais), a partir de um trabalho mediado com o gênero convite. Guiadas pela indagação: “como a mediação do professor, durante o trabalho com gêneros discursivos na perspectiva da alfabetização, pode contribuir com a aquisição da linguagem escrita de alunos do 2º ano do ensino fundamental?”, pretendemos refletir sobre um encaminhamento didático-metodológico em um processo investigativo qualitativo, do tipo etnográfico, respaldado na metodologia da pesquisa-ação, com o gênero convite, na perspectiva de ressaltar a importância da mediação do professor durante esse processo de ensino. Trata-se, portanto, de uma pesquisa cunhada na Linguística Aplicada, recorrendo a aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural (VYGOTSKI, 1995, 2001, 2007) e da concepção Dialógica de Discurso (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2004; BAKHTIN, 2003), logo, dentro da abordagem sócio-histórica da linguagem. Buscamos, também, apoio teórico nos estudos de Geraldi (2003, 2006), Cagliari (2009, 1998), Martins (2007) e em outros autores que abordam sobre a inserção da criança na interação social por meio da escrita. Os resultados são reveladores da importância da intervenção do professor frente às atividades que promovam a apropriação da linguagem escrita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.