Uma análise do decreto nacional de alfabetização: reflexões acerca do método fônico

Autores

  • Yara de Oliveira Marcomini Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
  • Jace Mari Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e70954

Palavras-chave:

História dos Métodos, Alfabetização, Consciência fonológica, Decreto 9.765, Método fônico

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma contextualização da história dos métodos de alfabetização no Brasil e uma reflexão do método fônico implementado por decreto no Plano Nacional de Alfabetização. O intuito é mostrar, a partir dos estudos de Mortatti (2006), que a discussão acerca de um método salvacionista existe desde quando a escola foi universalizada, no final do século XIX. Desde então se defende a implementação de um método em detrimento de outro. A Política Nacional de Alfabetização aposta no método fônico para erradicar o analfabetismo no Brasil e este artigo apresenta reflexões acerca deste método, que defende a consciência fonológica como pré-requisito para que o sujeito seja alfabetizado, com o propósito de mostrar que a escolha do método deve estar atrelada a necessidade do indivíduo e que a apropriação da leitura e da escrita supera o processo de instrumentalização.

Biografia do Autor

Yara de Oliveira Marcomini, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

Professora da rede municipal de São Francisco do Sul, SC; graduada e licenciada em Letras Português e Literatura  e especialista em Metodologia de Ensino de  Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, com segunda licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Paraíso do Norte - Fapan e  mestranda no Profletras, UFSC, Florianópolis, SC. e-mail: yara.om@bol.com.br

Jace Mari Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da rede municipal de Jaraguá do Sul -SC, graduada em Letras - português e literatura pela Universidade da Região de Joinville - Univille, especialista em Metodologias da Língua Portuguesa, Literatura e Interdisciplinaridade, Centro Universitário Leonardo da Vinci, especialista em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC e mestranda no Profletras, UFSC, Florianópolis, SC. e-mail: jacemari@yahoo.com.br

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Publicado

2021-05-21