Mudança construcional em predicações com verbo-suporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021.e76054

Resumo

A pesquisa desenvolveu-se a partir da investigação de indícios de mudança construcional (alteração no polo formal ou funcional da construção) detectados em estudo diacrônico (diacronia recente) de predicadores complexos verbo-nominais com DAR em textos jornalísticos brasileiros dos séculos XX e XXI (1925 a 2014). Exemplos dessas perífrases são os seguintes: dar uma desacelerada, dar uma reagida, dar uma escapadela, dar uma enroladinha e dar um pulinho. Recorremos à metodologia de análise quantitativa e qualitativa para a observação do fenômeno. O objetivo é fazer uma descrição formal-funcional dessas construções, observando seu comportamento em sincronias diferentes ao longo do período especificado, atentando para possíveis mudanças linguísticas, para extensões de uso e/ou de sentidos e para a frequência de ocorrências e de tipos construcionais. Temos a intenção de verificar em que medida essas alterações têm relação com elementos intralinguísticos (cotexto) e extralinguísticos (contexto). Baseamo-nos na suposição de que há alteração no polo funcional das construções com verbo-suporte em estudo, com sobreposição do valor modal (como estratégia de polidez) em detrimento do valor aspectual não-durativo. O arcabouço teórico da pesquisa é baseado em construtos explicativos da Linguística Funcional-Cognitiva, da Gramática de Construções Baseada no Uso e da Sociolinguística.

Biografia do Autor

Pâmela Fagundes Travassos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda, na condição de bolsista (CAPES), do curso de Língua Portuguesa do Programa de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursa também o terceiro semestre da Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Mestrado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) na UFRJ. Foi bolsista CNPq no primeiro ano de Mestrado e bolsista FAPERJ Nota 10 no segundo ano. Possui licenciatura em Letras (UFRJ), habilitação: Português-Literaturas. Foi bolsista CNPq em todo o período de IC. No âmbito acadêmico, concentra-se em estudos de Morfossintaxe à luz das perspectivas Sociofuncionalista, Funcional-Cognitiva e da abordagem da Gramática de Construções, seguindo a Linha de Pesquisa: Língua e Sociedade: variação e mudança. Integra o projeto PREDICAR (Formação e expressão de predicados e predicações: estabilidade, variação e mudança construcional), coordenado pela Profa. Dra. Marcia dos Santos Machado Vieira. Estuda construções com verbo-suporte DAR, enquanto operadores de elementos não-verbais do tipo X-(a/i)da, X-adela, X-(a/i)dinha ou X-(z)inho(a).

Marcia dos Santos Machado Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente), atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Letras Vernáculas. Antes de integrar o quadro de docentes efetivos da UFRJ, atuou como professora de Português no Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, e em relação a estes temas: variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (formas de tratamento ou referencialidade e construções com formas verbais); mudança de formas linguísticas decorrentes de mecanismos de gramaticalização, lexicalização, mudança construcional e construcionalização; predicação; auxiliaridade; impessoalização discursiva; temporalidade, aspectualidade e modalização. Coordena o Projeto PREDICAR Formação e expressão de predicados complexos e predicações. Os estudos nesse projeto desenvolvem-se com base em análise de usos do Português e/ou em pesquisa experimental e no quadro teórico da Linguística Funcional-Cognitiva e da Gramática das Construções ou sob a ótica de compatibilização entre Funcionalismo/Gramática de Construções e Sociolinguística. E visam a colaborar para a descrição da Gramática de Construções do Português. A docente participa do grupo de pesquisa Discurso & Gramática com sede na UFRJ, que se vincula a sedes na UFF e UFRN. Integra, na gestão 2014-2020, a coordenação do Eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL (Variação e Mudança Linguística). Coordena esse GT no biênio 2018-2020. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ e de NDE de cursos da Faculdade de Letras/UFRJ. É uma das editoras gestoras da Revista Diadorim: estudos linguísticos e literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Participa ativamente de eventos científicos locais, nacionais e internacionais. Preside atualmente a Comissão Organizadora do Fórum Internacional em Sociolinguística (www.fis2019.com.br). Tem diversas publicações nas áreas de seu fazer científico.

Referências

ALONSO, K.; CEZARIO, M. A dimensão do uso na gramaticalização de construções. In: OLIVEIRA, M. R. & ROSÁRIO, I. da C. (orgs). Linguística Centrada no Uso: Teoria e método. Lamparina, p. 63- 73. 2015.

BERGS, A.; DIEWALD, G. Introduction: Constructions and Language Change. In: BERGS, A.; DIEWALD, G. Constructions and Language Change. Berlin-New York, Mouton de Gruyter, 2008.

BYBEE, J. “Mechanisms of change in grammaticization: the role of frequency”. In: Brian Joseph & Richard Janda (edição). A handbook of historical linguistics. Hoboken. NJ: Blackwell, 2003. Language, usage and cognition. Cambridge: Cambridge University Press. p. 602-623. 2010.

BROWN, P. & LEVINSON, S. Politeness: Some universals in language usage. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

CASTILHO, A. T. de. Introdução ao estudo do aspecto verbal na língua portuguesa. Marília: USP, 2010 [1968].

GOFFMAN, E. Interaction Ritual. New York: Harp e Ruw, 1967.

GOLDBERG, A. Constructions: A Construction Grammar Approach to Argument Structure. Chicago: The University of Chicago Press, 1995.

GOLDBERG, A. Constructions at work: the nature of generalization in language. Oxford: Oxford University Press, 2006.

HILPERT, M. Constructional Change in English. Cambridge: CUP. doi: 10.1017/CBO9781139004206. 2013.

HILPERT, M. Language variation and change. In: HILPERT, M. Construction Grammar and its application to English. Edinburgh: Edinburgh University Press, cap. 8, 2014.

HOPPER, P. J. & TRAUGOTT, E. C. Reprint. Grammaticalization. (Cambridge Text books in Linguistics.) Cambridge: Cambridge University Press. Original edition 1993. 2003.

NASCIMENTO, E. P. do. Jogando com as vozes do outro: A polifonia – recurso modalizador – na Notícia Jornalística. Tese de Doutorado. João Pessoa: UFPB, 2005.

RAPOSO, E. B. P.; BACELAR DO NASCIMENTO, M. F.; MOTA, M. A. C. da; SEGURA, L.; MENDES, A. (Coord.). Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. XLVII+XXIII+2409 p. 2013.

TRAUGOTT, E. C.; DASHER, R. Regularity in semantic change. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

TRAUGOTT, E. C. (Inter)subjectivity and (inter)subjectification: A reassessment. In Kristin Davidse, Lieven Vandelanotte & Hubert Cuykens (eds.), Subjectification, intersubjectification and grammaticalization, 29-71. Berlin: De Gryter Mouton. 2010a.

TRAUGOTT, E. C. & TROUSDALE, G. Constructionalization and Construction changes. Great Britain: Oxford University Press, 2013.

TRAVAGLIA, L. C. O aspecto verbal do português; a categoria e sua expressão. 3ed. Uberlândia. E. Universidade Federal de Uberlândia. 1994.

TRAVAGLIA, L. C. A sistematização do ensino de gramática em atividades de gramática reflexiva e outras. In: BASTOS, Neusa Barbosa (Org.). Discutindo a prática docente em Língua Portuguesa. São Paulo: IP – PUC/SP. p. 59-70. 2000.

VENDLER, Z. Linguistics in philosophy. Ithaca, NY: Cornell University Press, 1967.

O Globo. Rio de Janeiro. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/. Acesso em: 18 de dezembro de 2018.

Publicado

2022-04-14