Constructional change in predications with support verbs

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021.e76054

Abstract

The research outlined here was based on the investigation of constructional change evidence (alteration in the formal or functional pole of construction) detected in a diachronic study (recent diachrony) of verb-nominal complex predicators with the verb DAR/GIVE in Brazilian journalistic texts from the 20th and 21st centuries (1925 to 2014). Examples of these periphrases are: dar uma desacelerada, dar uma reagida, dar uma escapadela, dar uma enroladinha and dar um pulinho. We use the methodology of quantitative and qualitative analysis to observe the phenomenon. The objective is to make a formal-functional description of these constructions, observing their behavior in different synchronies throughout the specified period, paying attention to possible linguistic changes, extensions of use and/or meanings and frequency of occurrences and constructional types. We aim to verify to what extent these changes are related to intra-linguistic (co-text) and extralinguistic (context) elements. We are based on the assumption that there is a change in the functional pole of constructions with support verb under investigation, overlapping the modal value (as a politeness strategy) in detriment of the non-durable aspectual value. The theoretical framework of this research is based on explanatory constructs of Functional-Cognitive Linguistics, the Usage-Based Construction Grammar and Sociolinguistics.

Author Biographies

Pâmela Fagundes Travassos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda, na condição de bolsista (CAPES), do curso de Língua Portuguesa do Programa de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursa também o terceiro semestre da Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cursou Mestrado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) na UFRJ. Foi bolsista CNPq no primeiro ano de Mestrado e bolsista FAPERJ Nota 10 no segundo ano. Possui licenciatura em Letras (UFRJ), habilitação: Português-Literaturas. Foi bolsista CNPq em todo o período de IC. No âmbito acadêmico, concentra-se em estudos de Morfossintaxe à luz das perspectivas Sociofuncionalista, Funcional-Cognitiva e da abordagem da Gramática de Construções, seguindo a Linha de Pesquisa: Língua e Sociedade: variação e mudança. Integra o projeto PREDICAR (Formação e expressão de predicados e predicações: estabilidade, variação e mudança construcional), coordenado pela Profa. Dra. Marcia dos Santos Machado Vieira. Estuda construções com verbo-suporte DAR, enquanto operadores de elementos não-verbais do tipo X-(a/i)da, X-adela, X-(a/i)dinha ou X-(z)inho(a).

Marcia dos Santos Machado Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente), atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Letras Vernáculas. Antes de integrar o quadro de docentes efetivos da UFRJ, atuou como professora de Português no Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, e em relação a estes temas: variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (formas de tratamento ou referencialidade e construções com formas verbais); mudança de formas linguísticas decorrentes de mecanismos de gramaticalização, lexicalização, mudança construcional e construcionalização; predicação; auxiliaridade; impessoalização discursiva; temporalidade, aspectualidade e modalização. Coordena o Projeto PREDICAR Formação e expressão de predicados complexos e predicações. Os estudos nesse projeto desenvolvem-se com base em análise de usos do Português e/ou em pesquisa experimental e no quadro teórico da Linguística Funcional-Cognitiva e da Gramática das Construções ou sob a ótica de compatibilização entre Funcionalismo/Gramática de Construções e Sociolinguística. E visam a colaborar para a descrição da Gramática de Construções do Português. A docente participa do grupo de pesquisa Discurso & Gramática com sede na UFRJ, que se vincula a sedes na UFF e UFRN. Integra, na gestão 2014-2020, a coordenação do Eixo 1 do GT de Sociolinguística da ANPOLL (Variação e Mudança Linguística). Coordena esse GT no biênio 2018-2020. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ e de NDE de cursos da Faculdade de Letras/UFRJ. É uma das editoras gestoras da Revista Diadorim: estudos linguísticos e literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Participa ativamente de eventos científicos locais, nacionais e internacionais. Preside atualmente a Comissão Organizadora do Fórum Internacional em Sociolinguística (www.fis2019.com.br). Tem diversas publicações nas áreas de seu fazer científico.

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Published

2022-04-14