O preenchimento do sujeito pronominal em dois recortes do século XX: uma análise em dados escritos da cidade de Manaus (AM)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021.e76089Resumo
O artigo trata sobre o preenchimento do sujeito pronominal em anúncios veiculados pelo Jornal do Commercio, Estado do Amazonas, o mais antigo que ainda se encontra em circulação no Estado. Para esta pesquisa, foram selecionados anúncios da primeira década do século XX (1904-1908) e da penúltima década do mesmo século (1980-1987). Os objetivos deste estudo são: (i) analisar o preenchimento do sujeito pronominal nesses dois recortes temporais e (ii) discutir se o PB do Amazonas está em um processo de mudança linguística, rumo ao preenchimento do sujeito pronominal. Trabalhamos com 131 anúncios, dos quais obtivemos 607 ocorrências, em sentenças declarativas, das quais categorizamos 466 de ‘sujeito nulo’ e 141 de ‘sujeito preenchido’. Foram controladas as seguintes variáveis independentes: pessoa do discurso, forma de realização do pronome, tempo verbal, forma nominal do verbo, animacidade do sujeito (linguísticas) e recorte temporal (extralinguística). O resultado apontou que, levando os dados dos dois recortes em consideração, as variáveis que mais favorecem o ‘sujeito nulo’ são: recorte temporal e pessoa do discurso. Quando se faz a análise tomando separadamente os recortes temporais, nossa pesquisa mostrou que tanto no período I quanto no período II, as variáveis que favorecem o sujeito nulo são pessoa do discurso e forma de realização do pronome. Verificamos, ainda, que os índices de preenchimento do sujeito aumentam no período II em relação ao período I, fato que corrobora a hipótese de que o PB estaria cada vez mais se tornando uma língua de sujeito nulo parcial.
Referências
BERLINCK, R. de A. La position du sujet en portugais: etude diachronique des variétés brésilienne et européene. Tese (Doutorado). Paris, 1995.
CHOMSKY, N. Lectures on government and binding. Dordrecht: Foris, 1981.
COELHO, I. L. A ordem VDP em construções monoargumentais: uma restrição sintático-semântica. 2000. 245 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2000.
COELHO, I. L. et al. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
DUARTE, M. E. L. Do pronome nulo ao pronome pleno: a trajetória do sujeito no Português do Brasil. In: I. Roberts, M. A. Kato (orgs.). Português Brasileiro – Uma viagem diacrônica. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993. p 107 - 128.
DUARTE, M. E. L. A perda do princípio “Evite Pronome” no Português Brasileiro. Tese. Campinas: UNICAMP, 1995.
DUARTE, M. E. L. A evolução na representação do sujeito pronominal em dois tempos. In: PAIVA, M. da C.; DUARTE, M. E. L. Mudança Lingüística em Tempo Real. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2003. p. 115-128.
DUARTE, M. E. L.; MOURÃO, G. C.; SANTOS, H. Os sujeitos de 3ª pessoa: revisitando Duarte 1993. In: DUARTE, M. E. L. et al. O sujeito em peças de teatro (1833-1992): estudos diacrônicos. Estudos diacrônicos. São Paulo: Parábola, 2012. p. 21-44.
NASCIMENTO FIGUEIREDO, A. História do Amazonas. Manaus: Valer, 2011.
NUNES DE SOUZA, C. M. N. de. et al. O preenchimento do sujeito pronominal em textos escritos de alunos adolescentes de Florianópolis. Working Papers em Linguística, Florianópolis, v. 11, n. esp., p. 94-107, out. 2010.
NUNES DE SOUZA, C. M.; SACHET, P. F. Um estudo sobre o preenchimento do sujeito pronominal na fala e na escrita de jovens de Florianópolis. Anais do CELSUL, 2008. P 1-11. Disponível em: http://leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CELSUL_VIII/quanto_mais_eu_vivo.pdf
REBOUÇAS, A. C. R. do N.; BASTOS, A. K. P. de H. Os anúncios publicitários do século XIX e XX: tradições discursivas nos jornais do recife. Anais do Sinagle, João Pessoa, 2017 [n.p].
RIBEIRO, P. D. T. Do burgo podre ao leão do Norte: o jornal do commercio e a modernidade em manaus (1904-1914). 2014. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em História, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
SANKOFF, D.; TAGLIAMONTE, S.; SMITH, E.. Goldvarb X: a variable rule application for machintosh and windows. Toronto: University Of Toronto, 2005.
WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006 [1976].
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.