Estado da arte do projeto Atlas Linguístico de Rondônia

Autores

  • Iara Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Abdelhak Razky Universidade de Brasilia/Universidade Federal do Pará
  • Diego Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2022.e78355

Palavras-chave:

Variação fonética, Região Norte, Geossociolinguística, ALiRO

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o estado da arte do projeto Atlas Linguístico de Rondônia. O estudo segue a orientação teórico-metodológica da Dialetologia Pluridimensional (RADTKE; THUN, 1996), a Sociolinguística Quantitativa (GUY; ZILLER, 2007), a perspectiva da Geossociolinguística (RAZKY, 1998) e a noção de agrupamento fonético (RAZKY; TELLES; COIMBRA, 2019). Foram analisados 16 pontos de inquérito que compõem a rede de pontos do ALiRO (Atlas Linguístico de Rondônia). Nas localidades dos municípios do interior de Rondônia, foram entrevistados 4 informantes em cada localidade, estratificados conforme os grupos de fatores considerados nesta pesquisa, quais sejam: faixa etária (2 informantes de 18 a 30 anos e 2 de 50 a 65 anos) e sexo (2 homens e 2 mulheres). Na capital, entrevistou-se 8 informantes estratificados em sexo (4 homens e 4 mulheres), faixa etária (4 informantes de 18 a 30 anos e 4 informantes de 50 a 65 anos) e escolaridade (4 informantes com ensino fundamental e 4 informantes com ensino superior). No total, foram elencados 20 aspectos fonético-fonológicos variáveis no banco de dados do ALiRO, sendo 9 concernentes aos segmentos vocálicos e 11 concernentes aos segmentos consonantais. Neste estudo, foram descritas e analisadas as vogais médias anterior /e/ e posterior /o/ em posição pretônica e a consoante /S/ em coda silábica interna. Os resultados, apresentados em cartas linguísticas e em tabelas com dados quantitativos, apontam para uma variação fonética relevante do ponto de vista geossociolinguístico.

Biografia do Autor

Iara, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Possui graduação em Letras Neo Latinas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1965), Mestrado Em Lingüística Sem Menção de Especialidad - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1975) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é pesquisadora aposentada da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética, sociolíngüística e dialetologia.

Abdelhak Razky, Universidade de Brasilia/Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa - Université Hassan II Casablanca (1986), mestrado em Linguística - Université de Toulouse Le-Mirail (1988), doutorado em Linguística - Université de Toulouse Le-Mirail, França (1992). Realizou estágio pós-doutoral (Capes) na Universidade de Toulouse Le-Mirail em 2003 e na Universidade de Paris 13 em 2018. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), em exercício no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador PQ 1D do CNPq. Atua como professor permanente nos Programas de Pós-Graduação da UFPA (PPGL-UFPA) e da UnB (PPGL-UnB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em geografia linguística, Sociolinguística, dialetologia, léxico e terminologia/socioterminologia, ensino aprendizagem de línguas estrangeiras e políticas linguísticas. Atua principalmente nos seguintes temas: geossociolinguística, léxico, terminologia e socioterminologia e contato de línguas. É diretor científico do projeto Atlas Linguístico do Brasil e líder do grupo de pesquisa Geossociolinguística e socioterminologia (http://geolinterm.com.br).

Diego, Universidade Federal do Pará

Graduado no curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA). Docente externo pela Universidade Federal do Pará - Campus Universitário Tocantins/Cametá. Atua como Diretor Acadêmico-Pedagógico no Projeto do Governo do Estado "Forma Pará" pela Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) e como docente nas turmas de ensino superior do referido projeto. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonética e Fonologia, Morfossintaxe, Sociolinguística, Dialetologia e Geografia Linguística. Integra atualmente o Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Suzana Cardos, e o projeto de pesquisa Geo-sociolinguística e Socioterminologia (GeoLinTerm), coordenado pelo Prof. Dr. Abdelhak Razky. Pesquisador da área de variação lexical e fonética, seguindo os pressupostos teórico-metodológico da Geossociolinguística e atuando, principalmente, com o tratamento estatístico de dados linguísticos. Atualmente realiza pesquisas de cunho fonético e fonológico para o Atlas Linguístico de Rondônia (ALiRO), o qual está sob direção da Prof.ª Dr.ª Iara Maria Teles.

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Publicado

2022-09-16