Designações para a "parte do corpo da mãe com que ela amamenta os filhos": um estudo geossociolinguístico e léxico-semântico em Mato Grosso do Sul (MS)

Autores

  • Daniel Abud Marques Robbin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Regiane Coelho Pereira Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suzana Vinicia Mancilla Barreda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2022.e78589

Palavras-chave:

Geossociolinguística, Semântica Lexical, ALiB, Mato Grosso do Sul, Corpo Humano

Resumo

Propomos uma análise geossociolinguística e léxico-semântica da “parte do corpo da mãe com que ela amamenta os filhos”, a partir de dados cedidos pelo Projeto ALiB (Atlas Linguístico do Brasil), com sede regional em Campo Grande/MS. Ancorados em Cardoso e Mota (2013), sobre o percurso teórico-histórico da Dialetologia no Brasil e a utilização da Geolinguística Pluridimensional enquanto método, em Guérios (1979), sobre meios de substituição para tabus linguísticos, e também nas considerações de Pietroforte e Lopes (2017), a respeito da Semântica Lexical, buscamos analisar a produtividade lexical das variantes PEITO, SEIO e MAMA, apontadas pelos informantes das cidades do interior do estado do Mato Grosso do Sul, utilizadas como rede de pontos de inquéritos do Projeto ALiB. Após aferirmos a distribuição diatópica das variantes nessas cidades, investigamos os usos linguísticos a partir dos critérios diassexual (sexo) e diageracional (idade dos informantes). Por fim, analisamos acepções para as unidades lexicais registradas nos dicionários gerais Caldas Aulete Digital, Michaelis Digital e Priberam Online, além do Manual de Semiologia Médica, de Porto (2005), dicionário terminológico da área da Medicina. Como resultados da pesquisa, verificamos a maior utilização de termos científicos e técnicos para nomear este referente no interior do estado do Mato Grosso do Sul. A análise léxico-semântica, por sua vez, nos permitiu identificar que a denominação PEITO, típica da oralidade, já se encontra dicionarizada.

Biografia do Autor

Daniel Abud Marques Robbin, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras - Português/Espanhol pela UFMS/CPAN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração "Sociolinguística e Dialetologia", e na linha de pesquisa Contato, Variação e Mudança. Membro do Projeto de Pesquisa "Atlas Linguístico do Brasil - Regional Santa Catarina". Professor do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina (Campus Gaspar). Atuou no Projeto de Iniciação Científica Voluntária Designações para corpo físico: um estudo léxico-semântico e geossociolinguístico no vocabulário do interior do Estado de Mato Grosso do Sul (MS), entre os anos de 2018 e 2020, a partir de dados cedidos pelo Projeto ALIB (Atlas Linguístico do Brasil). Tem como interesses de pesquisa as seguintes áreas : Sociolinguística e Dialetologia, Semântica Lexical, Estilística Léxica, Ensino de Literatura, Léxico-Literatura-Identidade. Sua pesquisas possuem como enfoque a temática dos Tabus Linguísticos. Foi voluntário no projeto de pesquisa institucional O Ensino-Aprendizagem de Línguas e Literatura, bem como no projeto de Extensão VII viagem de intercâmbio Intercultural UFMS-UAGRM, e, na 6ª Viagem de Intercâmbio Cultural UFMS ''Cidades Históricas de Minas Gerais''. Também foi Bolsista de Extensão no Projeto Literatura(s): Janela(s) para o Mundo - Oficinas de Sensibilização de Leitura de Literatura no Ensino Médio - 2018. Atuou como Professor de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Cursinho Pré-Vestibular Frequência Máxima, na cidade de Corumbá/MS.

Regiane Coelho Pereira Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Regiane Coelho P. Reis possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), mestrado em Letras - área de concentração em Estudos Linguísticos - pela mesma Universidade (2006) com bolsa da FUNDECT/CNPq, doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013) com bolsa da CAPES. Professora Adjunta em regime de Dedicação Exclusiva (DE) dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAALC/UFMS). Atua em pesquisas de análise e de descrição linguísticas, vinculadas às áreas de Dialetologia/Geolinguística e Sociolinguística, principalmente com os seguintes temas: Atlas Linguístico, Línguas em Contato, Fronteira e Plurilinguísmo. É Coordenadora Adjunta da Regional Mato Grosso do Sul/ALiB, membro do Comitê Nacional do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), do qual participa desde o ano 2000. Coordena o Projeto de Pesquisa "Glossário dialetal da fronteira Brasil/Paraguai: descrição e comentários do português em contato com o espanhol e o guarani" (FAALC/UFMS/Atual); atua como avaliadora do periódico Revista Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL); membro do Grupo de Estudos da Linguagem (GEL); membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); integrou a equipe do Projeto Atlas Linguístico de Mato Grosso do Sul (ALMS/2000-2007) como inquiridora e transcritora de dados geolinguísticos. É autora do Atlas Linguístico do Município de Ponta Porã - MS (ALiPP) e do Atlas Linguístico-Contactual da Fronteira Brasil/Paraguai (ALF - BR PY). É casada com Drucimar, com quem tem dois filhos, Igor e Isadora.

Referências

ALTENHOFEN, C. V.; KLASSMANN, M. S.; MERCER, J. L. da V.; MARGOTTI, F. W.; KOCH, W.; VIEIRA, H. G.; FURLAN, O.; AGOSTINI, B. Atlas Linguístico-Etnográfico da Região Sul do Brasil (ALERS): Cartas Semântico-Lexicais. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS; Editora da UFSC, 2011. v. 1. 960p.

AMARAL, A. O Dialeto Caipira: gramática e vocabulário. 4. ed. São Paulo: HUCITEC; INL, 1982 [1920].

AULETE, C. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. Versão eletrônica. Rio de Janeiro: Editora Lexikon, 2006. Disponível em: http://www.aulete.com.br/index.php. Acesso em: 28 março 2020.

BAGNO, M. Preconceito Linguístico. 56. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BIDERMAN, M. T. C. O léxico, testemunha de uma cultura. In: Actas do XIX Congresso Internacional de Linguística e Filologia Románicas. Sessão II: Lexicología e Metalexicografía. Vol.2, 1992, p. 397-405.

BIDERMAN, M. T. C. As dimensões da palavra. Filologia e Lingüística Portuguesa, n. 2, p. 81-118, 1998.

CARDOSO, S. A.; MOTA, J. A. Projeto Atlas Linguístico do Brasil: Antecedentes e Estágio Atual. Alfa, São Paulo, 56 (3): 855-870, 2012.

CARDOSO, S. A. M.; MOTA, J. A. Percursos da Geolinguística do Brasil. Linguística, v. 29, n. 1, p. 115-142, jun. 2013.

COELHO, I. L. et al. Para Conhecer Sociolinguística. 1. ed., 1. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2018. (Coleção Para Conhecer Linguística).

COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB. Atlas Linguístico do Brasil. Questionário Semântico-Lexical, p. 28-31. 2001. 2 ed. Londrina: Ed. UEL, 2001.

COSERIU, E. La Geografia Linguística. Cuadernos del Instituto Linguístico Latinoamericano, n. 11, 4. ed., Montevideo, 1965.

GUÉRIOS, R. F. M. Tabus Linguísticos. 2ª ed. Companhia Editora Nacional, 1979.

MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos LTDA., 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/. Acesso em: 28 mar. 2020.

NASCENTES, A. O linguajar carioca. Rio de janeiro: Organizações Simões, 1953 [1922].

NASCENTES, A. Bases para elaboração do Atlas Linguístico do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Casa Rui Barbosa, 1958.

NUNES, J. F.; ISQUERDO, A. N. Vesgo, zarolho ou estrábico? O que dizem os dados do ALiB das regiões Norte e Sul do Brasil. In Aproximacións á variación lexical no dominio galego-portugués. 2017; p. 69-88.

PIETROFORTE, A. S. V.; LOPES, I. C. Semântica Lexical. In: FIORIN, José Luiz (Org.). Introdução à Linguística II: Princípios de Análise. 5. ed. 4. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017; p. 111-136.

PORTO, C. C. Semiologia Médica. 5. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2005.

PRETI, D. Sociolinguística: os níveis de fala. 9ª edição. 1ª reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 2003.

PRIBERAM, Dicionário da Língua Portuguesa. [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org. Acesso em: 28 março 2020.

ROSSI, N. et al. Atlas Prévio dos Falares Baianos. Rio de Janeiro: INL, 1963.

Publicado

2022-09-16