Os alomorfes do -ed no passado do inglês e a inteligibilidade da fala em L2: um estudo com ouvintes brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e92224

Palavras-chave:

Inteligibilidade, Verbos terminados em -ed, Ouvintes brasileiros, Variação, Teoria dos Sistemas Dinâmicos

Resumo

Este estudo investigou a possível influência dos alomorfes [t, d, ?d] na inteligibilidade de 48 verbos terminados em -ed, metade no primeiro e metade no segundo teste de inteligibilidade, os quais foram produzidos por oito falantes de inglês com diferentes línguas maternas (e.g., PB, espanhol, alemão, inglês) e ortograficamente transcritos por 14 ouvintes brasileiros em dois testes de inteligibilidade em um intervalo de quatro meses. Os resultados do primeiro teste indicaram que os verbos terminados no alomorfe [t] foram mais inteligíveis do que os verbos terminados em [?d], os quais foram mais inteligíveis que os verbos terminados no alomorfe [d]. Entretanto, os resultados referentes ao segundo teste de inteligibilidade não seguiram a mesma tendência e indicaram que a inteligibilidade dos verbos terminados nos alomorfes [t, ?d] foi similar, enquanto os índices de inteligibilidade dos verbos terminados no alomorfe [d] aumentaram, uma vez que estes tinham grande margem para melhorar, comparando-se os resultados dos dois testes de inteligibilidade. Além disso, os resultados indicaram que houve variação na inteligibilidade dos verbos terminados nos três alomorfes para cada participante e entre todos os participantes, demonstrando que o processo de desenvolvimento da linguagem é dinâmico, variado e complexo, como propõe a Teoria dos Sistemas Dinâmicos.

Biografia do Autor

Fernanda Delatorre, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Letras/Inglês e Literatura Correspondente (2006) pelo PPGI/UFSC. Também é bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (1996) e Letras Inglês (2003 e 2009) pela UFSC. Suas áreas de interesse são ensino e aprendizagem da língua inglesa, com ênfase no estudo da pronúncia, produção, percepção e inteligibilidade do inglês pelos aprendizes brasileiros e formação de professores. Atualmente é servidora técnica-administrativa em educação lotada na Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação onde é corresponsável pelo Programa de Formação Continuada de Professores (PROFOR) da UFSC.

Rosane Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

ssui graduação em Licenciatura Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com bolsa sanduíche na UCLA. Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Linguística Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University, bolsa CAPES). Em 2014/2015, realizou estágio pós-doutoral junto à Concordia University (bolsa CAPES) e à UFMG. Em 2021/2022, desenvolveu estágio pós-doutoral junto à UFRGS. É coordenadora do grupo de pesquisa Fonética e Fonologia da Língua Inglesa, atuando na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Coordena, também, o Núcleo de Pesquisa e Ensino em Português Língua Estrangeira. É professora Associada III do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de linguística aplicada, com ênfase em língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes eixos: ensino de inglês como língua estrangeira, desenvolvimento fonológico português-inglês, metodologia de pesquisa quantitativa, ensino de português como segunda língua. Pesquisadora do CNPq, membro da Comissão de Fonética da ABRALIN e membro da Diretoria da ABRALIN 2022-2024. Foi coordenadora dos cursos de graduação do DLLE (2017-2019) e do Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC (2019-2021). Atualmente é subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Inglês, Coordenadora do Exame CELPE-Bras na UFSC e do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português - Língua Estrangeira.

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2023-08-07

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Artigos