Os alomorfes do -ed no passado do inglês e a inteligibilidade da fala em L2: um estudo com ouvintes brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e92224Palavras-chave:
Inteligibilidade, Verbos terminados em -ed, Ouvintes brasileiros, Variação, Teoria dos Sistemas DinâmicosResumo
Este estudo investigou a possível influência dos alomorfes [t, d, ?d] na inteligibilidade de 48 verbos terminados em -ed, metade no primeiro e metade no segundo teste de inteligibilidade, os quais foram produzidos por oito falantes de inglês com diferentes línguas maternas (e.g., PB, espanhol, alemão, inglês) e ortograficamente transcritos por 14 ouvintes brasileiros em dois testes de inteligibilidade em um intervalo de quatro meses. Os resultados do primeiro teste indicaram que os verbos terminados no alomorfe [t] foram mais inteligíveis do que os verbos terminados em [?d], os quais foram mais inteligíveis que os verbos terminados no alomorfe [d]. Entretanto, os resultados referentes ao segundo teste de inteligibilidade não seguiram a mesma tendência e indicaram que a inteligibilidade dos verbos terminados nos alomorfes [t, ?d] foi similar, enquanto os índices de inteligibilidade dos verbos terminados no alomorfe [d] aumentaram, uma vez que estes tinham grande margem para melhorar, comparando-se os resultados dos dois testes de inteligibilidade. Além disso, os resultados indicaram que houve variação na inteligibilidade dos verbos terminados nos três alomorfes para cada participante e entre todos os participantes, demonstrando que o processo de desenvolvimento da linguagem é dinâmico, variado e complexo, como propõe a Teoria dos Sistemas Dinâmicos.
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