Hipercorreção da coda final (r) em textos digitais: um fenômeno variável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e92293

Palavras-chave:

Coda final (r), Variação fonológica, Hipercorreção, Escrita digital

Resumo

Este artigo tem como objetivo a análise da hipercorreção da coda final (r) em verbos cujas formas hipercorretas coincidem com o infinitivo padrão escrito (i. “o mundo não gira, ele capotar”; ii. “a maldade está nos olhos de quem ver”; iii. “eu dormir muito ontem”). O corpus da pesquisa é composto de dados de textos escritos em plataformas digitais, como as redes sociais Twitter e Instagram e o aplicativo de conversa WhatsApp. Como arcabouço teórico, elegeram-se a Teoria da Variação e Mudança (Weinreich, Labov; Herzog, 2018 [1968]) e os Modelos Baseados no Uso (Bybee, 2016 [2002]; Pierrehumbert, 2003, 2016; Cristófaro-Silva; Gomes, 2020). As variáveis de efeitos fixos analisadas indicam a relevância da dimensão do vocábulo e da vogal antecedente como favorecedoras da hipercorreção. A análise com efeitos aleatórios aponta para um possível condicionamento lexical do fenômeno. Os resultados sugerem impactos da representação escrita das palavras no conhecimento linguístico dos falantes.

Biografia do Autor

Caio Mieiro Mendonça, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Substituto de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi professor Substituto de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021-2023). É bolsista de doutorado em Língua Portuguesa do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas da UFRJ, com financiamento da CAPES. Mestre em Língua Portuguesa pela mesma instituição, em 2021, com bolsa CNPq. Especialista em Língua Portuguesa para Estrangeiros, em 2022, pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Letras: Português-Latim, pela UFRJ, em 2019. Concentra seus interesses de pesquisa em Fonologia do Português Brasileiro. É integrante do projeto de pesquisa Variação Fonético/Fonológica e Aquisição: Reflexos na Escrita, coordenado pela Professora-Doutora Eliete Figueira Batista da Silveira (UFRJ). Desenvolve, paralelamente, estudos com ênfases em ensino de produção textual e desenvolvimento de conhecimentos metacognitivos.

Marcelo Alexandre Silva Lopes de Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é Professor Adjunto, do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFRJ), membro integrante do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL/UFRJ), membro colaborador do GT de Sociolinguística da ANPOLL e associado à ABRALIN. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, mudança linguística, modelos baseados em exemplares.

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2023-08-07

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Artigos