A interface grafema-fonema no tratamento de desvios ortográficos recorrentes de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Ana Carvalho de Paula Universidade Federal do Ceará
  • Ronaldo Mangueira Lima Jr Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e92315

Palavras-chave:

Ortografia, Desvios ortográficos, Processos fonológicos, Relações grafofônicas, Proposta didática

Resumo

Na língua portuguesa não existe uma relação biunívoca entre grafema e fonema. Isso implica desvios ortográficos por alunos de todos os anos do Ensino Fundamental. Argumentamos que os desvios ortográficos são sistemáticos e têm como gênese a utilização de algum conhecimento fonético-fonológico por parte dos alunos. Assim, este trabalho teve como objetivo preliminar investigar os desvios ortográficos mais recorrentes identificados em produções textuais de estudantes do 9º ano e, como objetivo principal, elaborar um caderno pedagógico voltado para o trabalho sistemático e reflexivo desses desvios ortográficos. Foram analisadas 76 redações de uma turma de 9º ano, nas quais os desvios ortográficos foram identificados, classificados e contabilizados de acordo com os processos fonológicos e as relações grafofônicas do português que os ocasionaram. As três categorias de desvios ortográficos mais recorrentes foram: o apagamento de <r> em coda e sua hipercorreção, o alçamento vocálico e sua hipercorreção, e a concorrência de grafemas para representar a fricativa alveolar surda. Esses três tipos representam quase 60% dos 211 desvios ortográficos identificados. Diante desse resultado, foi proposto um caderno pedagógico com atividades reflexivas, contextualizadas, discursivas e específicas para o tratamento de cada uma das dificuldades ortográficas.

Biografia do Autor

Ana Carvalho de Paula, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professora de Português e Inglês na EEMTI Cláudio Martins. Tutora a distância do Curso de Letras - Inglês na modalidade semipresencial da Universidade Federal do Ceará e professora de inglês nos Cursos Blessedness. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras Modernas. Participou do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA - PDPI. Atualmente é mestranda do Mestrado Profissional em Letras - Profletras pela Universidade Federal do Ceará.

Ronaldo Mangueira Lima Jr, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2012). É professor adjunto no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade Federal do Ceará, onde atua no curso de Português do Brasil como Segunda Língua. Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). É bolsista de produtividade do CNPq; cofundador do Laboratório de Fonética e Multilinguismo (LabFoM) da Universidade Federal do Ceará (UFC); e coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (2021-2023). Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética acústica, aquisição fonológica, aquisição de segunda língua, ensino de inglês-L2, análise quantitativa de dados.

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Publicado

2023-08-07

Edição

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Artigos