The grapheme-phoneme interface in the treatment of recurring spelling inaccuracies by 9th graders
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2023.e92315Keywords:
Spelling, Spelling inaccuracies, Phonological processes, Graphophonemic relations, Teaching proposalAbstract
Na língua portuguesa não existe uma relação biunívoca entre grafema e fonema. Isso implica desvios ortográficos por alunos de todos os anos do Ensino Fundamental. Argumentamos que os desvios ortográficos são sistemáticos e têm como gênese a utilização de algum conhecimento fonético-fonológico por parte dos alunos. Assim, este trabalho teve como objetivo preliminar investigar os desvios ortográficos mais recorrentes identificados em produções textuais de estudantes do 9º ano e, como objetivo principal, elaborar um caderno pedagógico voltado para o trabalho sistemático e reflexivo desses desvios ortográficos. Foram analisadas 76 redações de uma turma de 9º ano, nas quais os desvios ortográficos foram identificados, classificados e contabilizados de acordo com os processos fonológicos e as relações grafofônicas do português que os ocasionaram. As três categorias de desvios ortográficos mais recorrentes foram: o apagamento de <r> em coda e sua hipercorreção, o alçamento vocálico e sua hipercorreção, e a concorrência de grafemas para representar a fricativa alveolar surda. Esses três tipos representam quase 60% dos 211 desvios ortográficos identificados. Diante desse resultado, foi proposto um caderno pedagógico com atividades reflexivas, contextualizadas, discursivas e específicas para o tratamento de cada uma das dificuldades ortográficas.References
ALMEIDA, Daniele Cristina de; LIMA JR., Ronaldo Mangueira. Tratamento didático do apagamento e da inserção do em final de verbos com alunos do 8o ano. Todas as Letras: Revista de Língua e Literatura, São Paulo, v. 20, n. 2, 2018.
BRASIL. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Disponível em: Acesso em: 15 mar. 2021.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: língua portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2001.
CARRAHER, Terezinha Nunes. Explorações sobre o desenvolvimento da ortografia em português. Isto se aprende com o ciclo básico. Projeto Ipê. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação – CENP, 1990, p. 109-117.
CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental / Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Fortaleza: SEDUC, 2019.
FREITAS, Érica Aparecida Alves Fraga; LIMA JR., Ronaldo Mangueira. Proposta de atividades reflexivas para os desvios ortográficos do em coda final em formas verbais. Caletroscópio, v. 7, n. esp. 1, 2019.
GOMBERT, Jean Emile. Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. In: MALUF, Maria Regina (Org.) Atividades metalinguísticas e aprendizagem da leitura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
GOULART, Cecília Maria Aldigueri. O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Revista Bakhtiniana, São Gonçalo, n. 9, v. 2, p. 35-51, 2014.
HORA, Dermeval da; MAGALHÃES, José. Fonologia, variação e ensino. Edufrn, 2016.
KATO, Mary Aizawa. Aquisição e aprendizagem da língua materna: de um saber inconsciente para um saber metalinguístico. In: CABRAL, Loni Grimm; MORAIS, José (org.). Investigando a linguagem: ensaios em homenagem a Leonor Scliar-Cabral. Florianópolis: Mulheres, 1999. p. 201-225.
LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
MATEUS, Maria Helena Mira. Sobre a natureza fonológica da ortografia portuguesa. Estudos da Linguagem, v. 3, n. 1. P. 159-180, 2006.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5. ed. São Paulo: Ática, 2009.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
PELANDRÉ, Nilcea Lemos. Ensinar e aprender com Paulo Freire: 40 horas 40 anos depois. São Paulo: Cortez, 2002.
REGO, Lucia Lins Browne; BUARQUE, Lair Levi. Algumas fontes de dificuldade na aprendizagem de regras ortográficas. In: MORAIS, Artur Gomes de (org.). O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 21-40.
ROBERTO, Tânia Mikaela Garcia. Fonologia, fonética e ensino: guia introdutório. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
SEARA, Izabel Christine; NUNES, Vanessa Gonzaga; VOLCÃO, Cristiane Lazzarotto. Fonética e fonologia do português brasileiro: 2º período. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
SILVA, Adelaide Hercília Pescatori. Língua Portuguesa I: fonética e fonologia. Curitiba: IESDE Brasil SA, 2007.
SILVA, Francisca Aline Almeida; LIMA JR., Ronaldo Mangueira. O efeito do ensino de relações grafofonológicas na redução de erros ortográficos na Educação de Jovens e Adultos. Domínios de Lingu@gem, v. 14, n. 3, p. 879-907, 2020.
SILVA, Alexsandro da; MORAIS, Artur Gomes de. Ensinando ortografia na escola. In: SILVA, A. et al. Ortografia na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 61-76.
SOARES, Magda. Alfabetização e cidadania. In: SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003, p. 55-60.
STAMPE, David. A dissertation on natural phonology. Chicago, 1973. Tese (Doutorado) − Universidade de Chicago, Estados Unidos, 1973.
ZANELLA, Maura Spada. Ortografia no ensino fundamental: um estudo sobre as dificuldades no processo de aprendizagem da escrita. Poíesis Pedagógica, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 109-125, ago/dez. 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ana Carvalho de Paula, Ronaldo Mangueira Lima Jr
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyrights belong to the authors, who allow the Working Papers em Linguística journal to publish their work. Total or partial reproduction requires the Editorial Board's authorization. Names and adresses in this website are exclusively used for the journal's purposes and are not available for other purposes and/or third parties.
This publication is licensed under Creative Commons - Attribution-NonCommercial - 4.0 International.