O metadiscurso em textos argumentativos: análise de dois editoriais do jornal digital El país
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2024.e97330Palavras-chave:
Metadiscurso, Argumentación, EditorialResumo
Um texto argumentativo está condicionado a uma função comunicativa e é construído para tentar persuadir seus interlocutores e conseguir sua aderência. O editorial, um gênero discursivo com predomínio da argumentação, é utilizado para difundir posições controvertidas. O metadiscurso é um conjunto de elementos linguísticos que revelam ao leitor as intenções comunicativas do emissor. Buscando tratar desses temas em conjunto, o objetivo deste trabalho é analisar dois textos de editoriais, presentes no jornal digital El país, mediante o uso de marcadores persuasivos do metadiscurso. Como conclusão, percebemos que ambos os editoriais seguem a estrutura de um texto argumentativo. Em relação aos marcadores de persuasão, verificamos que os autores dos editoriais utilizam marcadores de posicionamento e de compromisso. O mais utilizado no editorial Presión eclesial foi o aporte pessoal e no Conquista democrática foi o automenção. Desse modo, concluímos que, ao argumentar, os autores utilizam de técnicas de persuasão com a finalidade de atrair a concordância da sua audiência, assim como para que haja um diálogo inconsciente entre escrita/leitor a partir do que é dito no texto.
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