O metadiscurso em textos argumentativos: análise de dois editoriais do jornal digital El país

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2024.e97330

Palavras-chave:

Metadiscurso, Argumentación, Editorial

Resumo

Um texto argumentativo está condicionado a uma função comunicativa e é construído para tentar persuadir seus interlocutores e conseguir sua aderência. O editorial, um gênero discursivo com predomínio da argumentação, é utilizado para difundir posições controvertidas. O metadiscurso é um conjunto de elementos linguísticos que revelam ao leitor as intenções comunicativas do emissor. Buscando tratar desses temas em conjunto, o objetivo deste trabalho é analisar dois textos de editoriais, presentes no jornal digital El país, mediante o uso de marcadores persuasivos do metadiscurso. Como conclusão, percebemos que ambos os editoriais seguem a estrutura de um texto argumentativo. Em relação aos marcadores de persuasão, verificamos que os autores dos editoriais utilizam marcadores de posicionamento e de compromisso. O mais utilizado no editorial Presión eclesial foi o aporte pessoal e no Conquista democrática foi o automenção. Desse modo, concluímos que, ao argumentar, os autores utilizam de técnicas de persuasão com a finalidade de atrair a concordância da sua audiência, assim como para que haja um diálogo inconsciente entre escrita/leitor a partir do que é dito no texto.

Biografia do Autor

Joilton Garcia do Amaral, UERN/Professor temporário

Professor Temporário do Ensino Superior (UERN); Mestre em Ciências da Linguagem (PPCL) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2023); Licenciado em Letras Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2021)

Rebeca Harapuque Galdino Alves, UERN/Mestranda

Licenciada em Letras Língua Espanhola e Respectivas Literaturas (UERN). Mestranda em Ciências da Linguagem (PPCL-UERN).

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Publicado

2024-12-20