Apresentação

Autores

  • Leandra Cristina Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Izete Lehmkuhl Coelho Universidade Federal de Santa Catarina
  • María Eugenia Vázquez Laslop El Colegio de México

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2019v20n2p3

Resumo

Este número Formas e fórmulas de tratamento do mundo hispânico, luso e brasileiro sistematiza resultados de alguns trabalhos apresentados no III Congresso Formas e fórmulas de tratamento do mundo hispánico e luso-brasileiro (IIICFFT), realizado na Universidade Federal de Santa Catarina, entre 7 e 9 de maio de 2018. Os artigos, em geral, estão relacionados à análise histórica e diacrônica do tratamento e à reconstrução diacrônica a partir da sincronia variacionista, duas das temáticas propostas no Congresso. Os resultados apresentados buscam discutir aspectos sócio-históricos, geográficos e estilísticos envolvidos no uso das fórmulas e formas de tratamento, bem como algumas correlações dessas formas com clíticos e formas verbais imperativas com foco especialmente no português.

Biografia do Autor

Leandra Cristina Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora-Adjunto do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no ensino de Língua Espanhola e Linguística. Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg/UFSC), da Área de concentração "Sociolinguística e dialetologia", Linha de pesquisa "Contato, variação e mudança linguísticas", com orientações em níveis de mestrado e doutorado no campo em questão. Projeto de pesquisa em andamento (PPGLg/ El Colegio de México - COLMEX) "A variação linguística na perspectiva comparada: um estudo sociolinguístico no âmbito da Tradução". Coordenadora do projeto Pesquisas em Corpus do espanhol escrito com marcas de oralidade (CEEMO) http://ceemo.ufsc.br/.

Izete Lehmkuhl Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Fez curso de graduação em Letras-Português pela UFSC, mestrado em Literatura e doutorado em Linguística pela mesma Instituição. Desenvolveu estudos de Pós-doutorado em Linguística na UNICAMP, sob a supervisão da Professora Mary Kato, e na UFRJ, sob a supervisão da Professora Célia Lopes. É professora aposentada da UFSC e professora voluntária do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. É membro do Projeto de Pesquisa Variação Linguística da Região Sul (VARSUL) da agência da UFSC e coordenadora do Projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC). Atua na área de Sociolinguística e Dialetologia, dando preferência aos estudos sincrônicos e diacrônicos de variação na (morfo)sintaxe. Atualmente, desenvolve projeto sobre a trajetória de mudança do sistema pronominal do português catarinense.

María Eugenia Vázquez Laslop, El Colegio de México

Profesora-Investigadora del Centro de Estudios Lingüísticos y Literarios de El Colegio de México, doctora en Lingüística por la misma institución e Investigadora nacional del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Nivel II). Es autora de una cincuentena de publicaciones acerca de la historia de los discursos político y jurídico del México independiente (siglo XIX hasta nuestros días), así como de temas de pragmática y sintaxis del español e historiografía lingüística. Ha tenido estancias académicas en Alemania con becas de la Fundación Alexander von Humboldt y el Servicio Alemán de Intercambio Académico. Forma parte de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina, la Asociación de Historia de la Lengua Española y la Asociación Mexicana de Lingüística Aplicada, de cuya revista —Lingüística Mexicana— fue coordinadora editorial de 2009 a 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-19