“Redes sociais e sociolinguística histórica”

variação dos pronomes de segunda pessoa em cartas (1956-1994)

Autores

  • Célia Lopes Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-4344-1039
  • Janine da Silva Barbosa Graduanda em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • João Pedro de Carvalho Gonçalves da Silva Graduando em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Mariana da Silva Soares Graduanda em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Redes sociais, Formas de tratamento, Cartas cariocas

Resumo

O objetivo do estudo é analisar se a difusão das formas de você já estava consolidada na segunda metade do século XX, como mostrou Souza (2012), em cartas do Rio de Janeiro. A amostra é composta por 129 cartas escritas no período de 1956-1994 e trocadas entre membros de uma família, cuja filha passou a viver em Paris. O estudo se baseia nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Histórica (Conde Silvestre, 2007), da teoria do Poder e Solidariedade (Brown and Gilman, 1960) e incorpora o conceito de Redes Sociais na explicação da mudança em sincronias passadas (Bergs, 2005). Os resultados mostraram que o padrão canônico tu-te-ti-contigo, mais conservador, ficou patente nas cartas da matriarca da família (E) que participava de redes sociais mais densas. As formas também uniformes você-o-lhe-com você prevaleceram nas cartas do pai (W), atuante em redes um pouco menos densas do que a esposa. Diferentemente dos pais, a filha (A), uma “cidadã do mundo” e pertencente a redes sociais bastantes difusas e abertas, adota o padrão híbrido (você-te-com você) vigente na fala do Rio de Janeiro atualmente.

Biografia do Autor

Célia Lopes, Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Pesquisador de Produtividade em Pesquisa, nível 1C do CNPq.

Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

Professora de Língua Portuguesa - História da Língua

Janine da Silva Barbosa, Graduanda em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Estudante de graduação em Letras (Português-Literaturas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista de IC da FAPERJ.

João Pedro de Carvalho Gonçalves da Silva, Graduando em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Estudante de graduação em Letras (Português-Literaturas) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista de IC da FAPERJ.

Mariana da Silva Soares, Graduanda em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Estudante de graduação em Letras (Português-Francês) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PIBIC do CNPq.

Referências

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Publicado

2025-08-27