O livro didático de línguas estrangeira sob as lentes dos novos estudos de letramento
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8420.2012v13n1p61Resumo
Esta pesquisa qualitativa, de cunho interpretativista, tem por objetivo discutir a relação entre os modelos de letramento autônomo e letramento ideológico e o uso de livro didático nas aulas de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras. Apresentamos primeiramente os modelos ideológico e autônomo de letramento, a partir de Street (1984; 2003; 2010). Em seguida, discutimos o caráter hegemônico e universalizante característico da maioria dos livros didáticos de língua estrangeira produzidos nos países do centro. Por fim, problematizamos estas questões, relacionando-as com o contexto brasileiro de ensino de língua inglesa, argumentando a favor de um ensino sensível às práticas letradas dos alunos, buscando compreender o contexto sócio cultural em que estes alunos estão inseridos. Destacamos também a importância da avaliação do livro didático de língua estrangeira, de forma que professor e alunos tenham autonomia para fazer uso desse material, sem serem subordinados a ele. Concluímos atestando a adequação do modelo ideológico aos contextos de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, para que este se constitua de forma significativa para os aprendentes. Defendemos também que o livro didático é um importante recurso do qual o professor pode dispor em suas aulas de LE, salientando, no entanto, que o educador deve ter criticidade ao efetivar o trabalho com base nesse suporte textual, estando atento a sua ideologia e à (in) utilidade dos conteúdos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de trabalhos publicados são dos autores, que cedem à Revista Working Papers em Linguística o direito de publicação, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial- 4.0 Internacional.