A contribuição de Edair Maria Görski para a descrição de marcadores discursivos do português falado em Florianópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e76880

Resumo

Neste artigo reunimos uma compilação de trabalhos orientados pela professora Edair Maria Görski, notadamente que tratam da descrição de marcadores discursivos derivados de diferentes categorias gramaticais, como formas verbais (sabe? e entendeu? olha, veja, vê e quer dizer), reduções frasais (tá?), adjetivos (certo? e bom) e advérbios (bem). A partir da confluência entre a perspectiva teórica da Sociolinguística Variacionista e da Linguística Funcional norte-americana, centramos nossa análise nos resultados dos estudos que investigaram a multifuncionalidade e a variação dos MDs a partir de quatro amostras sincrônicas de fala do português da região Sul do Brasil, provenientes do Banco de Dados do Projeto Interinstitucional VARSUL (Variação Linguística Urbana na Região Sul do Brasil) da cidade de Florianópolis, apesar de certas diferenças metodológicas. De modo geral, as quatro amostras do VARSUL/Florianópolis coletaram 2689 dados de marcadores discursivos, dentre os quais os de base verbal, até este momento, foram os mais investigados nas pesquisas. Os resultados das amostras sincrônicas investigadas apontaram variação e tendência de uso das formas.

Biografia do Autor

Claudia Andrea Rost Snichelotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora titular-livre da Universidade Federal da Fronteira Sul (campus Chapecó/SC). Doutora (2009) e Mestre (2002) em Linguística, área de concentração Sociolinguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras/Português e respectivas Literaturas (1993), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi professora da educação básica de 1994 a 2007. É professora do ensino superior desde 2002. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na interface da Sociolinguística Variacionista com o Funcionalismo Linguístico, atuando principalmente nos seguintes temas: variação, mudança, gramaticalização e marcador discursivo. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Sociolinguísticos e Interfaces e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina, da UFSC. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal da Fronteira Sul, de 2012 a 2015, e Vice-Presidente do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CelSul), gestão 2013-2014. Pesquisadora FAPESC (Chamada Pública Fapesc nº 4/2012 - Universal e Chamada Pública FAPESC Nº 03/2018 - Fomento à Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS).

Diane Dal Mago, Universidade do Sul de Santa Catarina

Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, na área de Língua Portuguesa, produção de textos acadêmicos, projetos de monografia e metodologia científica.

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Publicado

2021-09-13