Relatos de experiências em Recovery: Usuários como tutores, familiares como cuidadores/pesquisadores e efeitos destas práticas em docentes e pesquisadores em saúde mental
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Abstract
São relatadas duas experiências centradas no recovery. Uma, com usuários que participam regularmente, há 10 anos, de atividades de docência prática em aulas de psicopatologia para alunos de psicologia e medicina; outra, com familiares engajados há 5 anos em grupos de apoio mútuo e educação em saúde, e que compartilham experiência de participação em pesquisa avaliativa de serviços de saúde mental. A partir destas duas experiências se construiu um percurso metodológico baseado na autoetnografia e estudo das narrativas, tendo como ferramenta principal uma roda de conversa, reunindo usuários, familiares e professores/pesquisadores, que se propuseram, de forma colaborativa e compartilhada, a produzir um estudo sobre os efeitos da experiência de recovery nos três grupos de participantes. O material foi audiogravado, transcrito, categorizado e interpretado, com base na análise das narrativas. O estudo, cujas limitações são descritas, conclui que as experiências de recovery produziram deslocamentos subjetivos de posições anteriormente fixas e rígidas, gerando efeitos positivos para a autoestima e empoderamento de usuários e familiares, e para a reorientação de percepções e conceitos sobre o adoecimento, tratamento e recuperação, por parte dos docentes/pesquisadores. Como estudo exploratório, necessita de novas fases de desenvolvimento, para comprovação dos efeitos benéficos relatados e da adequação da metodologia de autoetnografia aos estudos de recovery.
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JR., Octavio Domont Serpa et al. Relatos de experiências em Recovery: Usuários como tutores, familiares como cuidadores/pesquisadores e efeitos destas práticas em docentes e pesquisadores em saúde mental. Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 250–270, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i21.69549. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69549. Acesso em: 14 apr. 2025.
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