Insight na perspectiva de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia em tratamento em centros de atenção psicossocial
Main Article Content
Abstract
A reformulação da assistência a indivíduos com transtornos mentais no Brasil, impulsionada pela Reforma Psiquiátrica, pressupõe a valorização e centralidade das experiências singulares dessas pessoas para a compreensão do adoecimento. Partindo dessa premissa, o presente estudo procurou compreender um elemento da experiência de adoecimento da esquizofrenia – Insight – a partir da perspectiva de pessoas com esse diagnóstico. A pesquisa teve como objetivo principal descrever e analisar os modos pelos quais os indivíduos narram a autopercepção acerca de sua experiência de adoecimento, e as estruturas de significado que organizam essa percepção. Narrativas de pessoas que tiveram diagnóstico de esquizofrenia em tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial da cidade de Campinas/SP, produzidas em grupos focais, foram analisadas a partir de referencial teórico-metodológico da Fenomenologia Hermenêutica, e conceitos-chave Experiência de adoecimento (Illness), Insight e Recovery. O procedimento metodológico envolveu: leitura livre das narrativas; identificação de unidades de significado relativas ao Insight; condensação das unidades de significado em expressões concretas e concisas; agrupamento das unidades para formulação de categorias temáticas de significado. Foram identificadas quatro categorias temáticas que estruturaram as narrativas de Insight: Relações familiares/interpessoais; Espiritualidade/religiosidade/misticismo; Sensações; Efeitos/conseqüências do adoecimento/diagnóstico/tratamento. A análise dos resultados indicou que a autopercepção em relação à experiência de adoecimento apresentou-se a partir da construção e atribuição de significados para o adoecimento, para suas manifestações e consequências na vida cotidiana. Tais aspectos não necessariamente seguiram padrões estabelecidos pela concepção biomédica, mas referem-se a trajetórias e construções singulares dos indivíduos que vivem a experiência de adoecimento.
Article Details
How to Cite
PEREIRA, Mariana Barbosa; LEAL, Erotildes Maria. Insight na perspectiva de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia em tratamento em centros de atenção psicossocial. Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 229–249, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i21.69548. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69548. Acesso em: 17 apr. 2025.
Section
Original articles
As the article is approved for publication, authors must sign a copy of the manuscript to the Revista, whereby the author transfers all the copyright of the article to the Revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, and any reproduction, total or Partial, in any medium of publicity, printed or electronic, without the previous and necessary authorization being requested and, if obtained, will record the competent registration and thanks to the Journal - CBSM.