Insight na perspectiva de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia em tratamento em centros de atenção psicossocial

Autores

  • Mariana Barbosa Pereira Mariana Barbosa Pereira Psicóloga, Mestre e doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Experiência profissional em serviço público de atenção em Saúde Mental (Centro de Atenção Psicossocial - CAPS). Membro do grupo de pesquisa Saúde Coletiva e Saúde Mental: Interfaces, da Unicamp. Docente do curso de Psicologia da Uniararas – Fundação
  • Erotildes Maria Leal Erotildes Maria Leal Psiquiatra, professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora da pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Subjetividade, IPUB/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.5007/cbsm.v9i21.69548

Resumo

A reformulação da assistência a indivíduos com transtornos mentais no Brasil, impulsionada pela Reforma Psiquiátrica, pressupõe a valorização e centralidade das experiências singulares dessas pessoas para a compreensão do adoecimento. Partindo dessa premissa, o presente estudo procurou compreender um elemento da experiência de adoecimento da esquizofrenia – Insight – a partir da perspectiva de pessoas com esse diagnóstico. A pesquisa teve como objetivo principal descrever e analisar os modos pelos quais os indivíduos narram a autopercepção acerca de sua experiência de adoecimento, e as estruturas de significado que organizam essa percepção. Narrativas de pessoas que tiveram diagnóstico de esquizofrenia em tratamento em um Centro de Atenção Psicossocial da cidade de Campinas/SP, produzidas em grupos focais, foram analisadas a partir de referencial teórico-metodológico da Fenomenologia Hermenêutica, e conceitos-chave Experiência de adoecimento (Illness), Insight e Recovery. O procedimento metodológico envolveu: leitura livre das narrativas; identificação de unidades de significado relativas ao Insight; condensação das unidades de significado em expressões concretas e concisas; agrupamento das unidades para formulação de categorias temáticas de significado. Foram identificadas quatro categorias temáticas que estruturaram as narrativas de Insight: Relações familiares/interpessoais; Espiritualidade/religiosidade/misticismo; Sensações; Efeitos/conseqüências do adoecimento/diagnóstico/tratamento. A análise dos resultados indicou que a autopercepção em relação à experiência de adoecimento apresentou-se a partir da construção e atribuição de significados para o adoecimento, para suas manifestações e consequências na vida cotidiana. Tais aspectos não necessariamente seguiram padrões estabelecidos pela concepção biomédica, mas referem-se a trajetórias e construções singulares dos indivíduos que vivem a experiência de adoecimento.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

PEREIRA, Mariana Barbosa; LEAL, Erotildes Maria. Insight na perspectiva de pessoas com diagnóstico de esquizofrenia em tratamento em centros de atenção psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 21, p. 229–249, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i21.69548. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69548. Acesso em: 4 out. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)