Uma análise dos modos de regulação nos ambientes virtuais de ensino

Autores

  • Nei Antonio Nunes Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • André Luis da Silva Leite Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p177

Resumo

Neste artigo, discute-se alguns aspectos que envolvem a presença das novas tecnologias na educação, com foco nos modos de regulação nos ambientes virtuais de ensino. Parte-se da premissa de que o atual desenvolvimento e a disseminação da educação virtual não garantem qualquer valor intrínseco que a exima de ser inquirida e, assim, inserida num debate amplo que vise a refletir sobre os impactos da inserção das novas tecnologias na sociedade brasileira. Tomando por referências as análises de Michel Foucault sobre a regulação ambiental promovida pelos dispositivos de segurança, discute-se as novas tecnologias de controle com incidência sobre as “multiplicidades” nos diferentes “meios”, como os espaços virtuais de ensino. Nesta reflexão, reafirma-se o caráter fundamental da crítica sobre os distintos modos de regulação (virtual ou não) e de suas produtividades. Trata-se de uma discussão teórica (pesquisa bibliográfica) na qual figuram conceitos extraídos de pesquisadores da educação, bem como da produção genealógica de Foucault.

Biografia do Autor

Nei Antonio Nunes, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL

André Luis da Silva Leite, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Departamento de Ciências da Administração

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Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Artigos