Uma análise dos modos de regulação nos ambientes virtuais de ensino

Autores/as

  • Nei Antonio Nunes Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • André Luis da Silva Leite Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p177

Resumen

Neste artigo, discute-se alguns aspectos que envolvem a presença das novas tecnologias na educação, com foco nos modos de regulação nos ambientes virtuais de ensino. Parte-se da premissa de que o atual desenvolvimento e a disseminação da educação virtual não garantem qualquer valor intrínseco que a exima de ser inquirida e, assim, inserida num debate amplo que vise a refletir sobre os impactos da inserção das novas tecnologias na sociedade brasileira. Tomando por referências as análises de Michel Foucault sobre a regulação ambiental promovida pelos dispositivos de segurança, discute-se as novas tecnologias de controle com incidência sobre as “multiplicidades” nos diferentes “meios”, como os espaços virtuais de ensino. Nesta reflexão, reafirma-se o caráter fundamental da crítica sobre os distintos modos de regulação (virtual ou não) e de suas produtividades. Trata-se de uma discussão teórica (pesquisa bibliográfica) na qual figuram conceitos extraídos de pesquisadores da educação, bem como da produção genealógica de Foucault.

Biografía del autor/a

Nei Antonio Nunes, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL

André Luis da Silva Leite, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Departamento de Ciências da Administração

Publicado

2015-02-06

Número

Sección

Artigos