Crescimento da firma contemporânea: estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Samuel Martim de Conto UNIVATES
  • Carlos Candido da Silva Cyrne UNIVATES
  • Júlia Elisabete Barden UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p282

Resumo

A concorrência entre as firmas é observada em todos os mercados, sejam elas produtoras de bens ou prestadoras de serviços. Sob o ponto de vista dos vários aspectos concorrenciais e de mercado, uma Instituição de Ensino Superior também se configura como sendo uma firma Penroseana. Diante disso, o estudo propõe-se a analisar o crescimento de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul à luz da Teoria da Firma. Para o desenvolvimento desse estudo, o método utilizado foi a abordagem qualitativa e exploratória, utilizando procedimentos técnicos do tipo fontes secundárias, levantamentos bibliográficos sobre o assunto e documentos internos da organização estudada. Como resultado desse estudo são apresentadas considerações sobre o crescimento da organização e identificados correlatos entre a evolução da Instituição e os elementos da Teoria da Firma.

Biografia do Autor

Samuel Martim de Conto, UNIVATES

Doutorando em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISINOS.

Carlos Candido da Silva Cyrne, UNIVATES

Doutorando em Ambiente e Desenvolvido do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES.

Júlia Elisabete Barden, UNIVATES

Doutora em Economia (UFRGS), docente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento - PPGAD e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - PPGBiotec da UNIVATES.

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Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Artigos