Aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas na Melhoria de Processos Administrativos em uma Indústria Metal Mecânica

Autores

  • Lucas Alam Meduna Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Olga Maria Formigoni Carvalho Walter Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Luciana Leite Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e107476

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em propor a aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) no setor comercial de uma empresa do ramo metal mecânico, para eliminar não conformidades. Utilizou-se o método de estudo de caso, com aplicação do MASP para identificar e resolver problemas recorrentes. Primeiramente, foram analisados os registros de não conformidades usando ferramentas como o Diagrama de Pareto e sessões de brainstorming com membros-chave da empresa. Posteriormente, foram implementadas ações corretivas, como a introdução de uma folha de perguntas essenciais para os colaboradores e uma trava no sistema de gestão para evitar discordâncias. Os resultados mostraram uma redução significativa nas não conformidades, com uma diminuição de 19,74 pontos percentuais nos erros relacionados à finalidade de venda. A padronização das medidas adotadas garantiu a manutenção das melhorias a longo prazo, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e aumentando a eficiência operacional da empresa. Conclui-se que a aplicação do MASP resultou em melhorias significativas, mostrando-se eficaz na redução de não conformidades em atividades administrativas, e proporcionando uma abordagem sistemática para enfrentar desafios organizacionais e promover a cultura de qualidade.

Biografia do Autor

Lucas Alam Meduna, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Engenheiro de Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com técnico em Mecânica Industrial. Possui experiência em vendas, planejamento estratégico e análise de dados, com foco em indicadores de desempenho e melhoria de processos. Seus interesses incluem inteligência de mercado, gestão de projetos e gestão da qualidade.

Olga Maria Formigoni Carvalho Walter, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Engenheira de Produção pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É professora colaboradora da UDESC no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas. Atua nas áreas de Métodos Estatísticos para Qualidade e Educação na Engenharia de Produção.

Luciana Leite, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atualmente é professora adjunta da UDESC. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: indicadores de desempenho, melhoria de processos e sustentabilidade. É coordenadora do NUPESI – Núcleo de Pesquisa e Estudo em Sustentabilidade e Inovação.

Downloads

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Alam Meduna, L., Formigoni Carvalho Walter, O. M., & Leite, L. (2025). Aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas na Melhoria de Processos Administrativos em uma Indústria Metal Mecânica. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 17(32), 28. https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e107476