Aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas na Melhoria de Processos Administrativos em uma Indústria Metal Mecânica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e107476Resumo
O objetivo deste artigo consiste em propor a aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) no setor comercial de uma empresa do ramo metal mecânico, para eliminar não conformidades. Utilizou-se o método de estudo de caso, com aplicação do MASP para identificar e resolver problemas recorrentes. Primeiramente, foram analisados os registros de não conformidades usando ferramentas como o Diagrama de Pareto e sessões de brainstorming com membros-chave da empresa. Posteriormente, foram implementadas ações corretivas, como a introdução de uma folha de perguntas essenciais para os colaboradores e uma trava no sistema de gestão para evitar discordâncias. Os resultados mostraram uma redução significativa nas não conformidades, com uma diminuição de 19,74 pontos percentuais nos erros relacionados à finalidade de venda. A padronização das medidas adotadas garantiu a manutenção das melhorias a longo prazo, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e aumentando a eficiência operacional da empresa. Conclui-se que a aplicação do MASP resultou em melhorias significativas, mostrando-se eficaz na redução de não conformidades em atividades administrativas, e proporcionando uma abordagem sistemática para enfrentar desafios organizacionais e promover a cultura de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Alam Meduna, Olga Maria Formigoni Carvalho Walter, Luciana Leite (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


