LC³ Cement

Systematic Literature Review and XRD Characterization of Regional Soils

Autores

  • HUMBERTO VICENTIN NETO Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Alex Morin Carneiro Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Vitor Hugo Astun Dionísio Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Berenice Marins Toralles Universidade Estadual Londrina (UEL)
  • Luana Toralles Carbonari Universidade Estadual Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e109951%20

Resumo

A descarbonização da construção civil impulsiona a busca por materiais alternativos, contexto no qual este estudo avalia a viabilidade do cimento Limestone Calcined Clay Cement (LC³) produzido com solos tropicais em condição natural. A pesquisa adota uma metodologia mista: uma revisão sistemática da literatura via método Systematic Search Flow (SSF) e a caracterização mineralógica de solos de Londrina (PR). O levantamento nas bases Compendex, Web of Science e Scopus mapeou 68 estudos e identificou uma lacuna científica: a predominância de pesquisas com argilas beneficiadas, o que negligencia o potencial logístico do solo bruto. Na etapa experimental, a Difração de Raios-X (DRX) atuou como ferramenta de triagem. Os resultados indicam que os solos locais (Latossolo e Nitossolo) apresentam as fases cristalinas essenciais — caulinita e gibbsita — para a produção de LC³. A validação mineralógica obtida fundamenta o avanço para etapas de calcinação e ensaios mecânicos, apontando o uso de solos regionais não beneficiados como estratégia viável para países em desenvolvimento.

Biografia do Autor

HUMBERTO VICENTIN NETO, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atuando na área de materiais, com foco em cimentos sustentáveis, especialmente o LC³. Desenvolve pesquisas com solos regionais como fonte de argila calcinada, abordando caracterização mineralógica, DRX e parâmetros de calcinação. Possui experiência prévia como pesquisador colaborador em geotecnia e atuação profissional em impermeabilização como engenheiro civil.  

Alex Morin Carneiro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduado em engenharia civil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua em linhas de pesquisa na área da geotecnia, tendo trabalhado principalmente com misturas de viés sustentável e estabilidade de taludes. Com interesse pela área de desenvolvimento de projetos, também atua como projetista estrutural e geotécnico. 

Vitor Hugo Astun Dionísio, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduado em engenharia ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em engenharia civil pela Faculdade Pitágoras de Londrina. Mestrando em engenharia civil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atua em linhas de pesquisa na área de materiais cimentícios e manifestações patológicas, tendo trabalhado com argamassas de hidratação controlada para revestimentos externos. Especialista em engenharia diagnóstica, atua como consultor e assistente técnico em patologia das construções e meio ambiente 

Berenice Marins Toralles, Universidade Estadual Londrina (UEL)

Doutora e pós doutora em engenharia civil. Mestrado em engenharia civil e especialista em ensino superior. Professora associada da Universidade Estadual Londrina 
Consultora de manifestações patológicas em construção civil; pesquisa materiais cimenciticios convencionais e inovadores; concretos especiais; atualmente vem pesquisando impressão 3D.  Coordenadora do curso de pós graduação stricto sensu por 5 anos. Trabalhos relevantes nos últimos 5 anos: impresso 3D com materiais cimenticios; biomateriais. 

Luana Toralles Carbonari, Universidade Estadual Londrina (UEL)

Arquiteta e Urbanista graduada pela UEL (2012). Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC (2015 / 2020). Foi professora colaboradora nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e de Engenharia Civil da UEM. Atualmente atua como Professora colaboradora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL. Se dedica à pesquisa relacionada aos temas de projeto arquitetônico, planejamento emergencial para desastres, conforto ambiental, eficiência energética e tecnologia da construção. 

 

Downloads

Publicado

2025-12-12

Como Citar

VICENTIN NETO, H., Morin Carneiro, A., Astun Dionísio, V. H., Marins Toralles, B., & Toralles Carbonari, L. (2025). LC³ Cement: Systematic Literature Review and XRD Characterization of Regional Soils . Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 17. https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e109951