Aspectos e impactos ambientais de uma indústria do segmento metal-alumínio na Amazônia brasileira
Keywords:
Alumínio, Metalúrgica, Gestão ambiental.Abstract
Neste trabalho é realizado um diagnóstico numa empresa do segmento metal-alumínio, de forma a avaliar os itens críticos sob o ponto de vista ambiental, em relação a: cumprimento de requisitos legais, estabelecimento da cultura de preservação de recursos hídricos, gerenciamento eficiente dos resíduos sólidos gerados, monitoramento e controle da qualidade do ar e emissões atmosféricas emitidas e, sobretudo a qualidade da imagem da empresa perante a sociedade. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação de um questionário na própria empresa preenchido em entrevistas com os profissionais responsáveis pelas atividades de gerenciamento ambiental do empreendimento. Os resultados foram tabulados e geraram indicadores de desempenho, para identificar e qualificar o nível de relação existente com os padrões ideais. Com base nos resultados obtidos foi possível identificar que os pontos fortes da empresa estão voltados a gestão de requisitos legais e resíduos sólidos, e que os pontos negativos são potencializados nas questões relativas ao uso racional da água e gerenciamento da imagem e relacionamento com as áreas de influência da empresa. 10.13084/2175-8018.v04n08a03Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter nosso trabalho à Revista Ibero-americana de Engenharia Industrial (IJIE), os autores compreendem que seu conteúdo será disponibilizado sob a Licença Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0, que permite o uso, compartilhamento, adaptação e a criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja dada a devida atribuição aos autores e a publicação original na IJIE seja claramente mencionada.
Além disso, os autores estão autorizados a celebrar acordos adicionais que permitam a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, por meio de repositórios institucionais, sites pessoais, traduções ou capítulos de livros), desde que haja menção clara ao autor e à publicação inicial do artigo nesta revista.


