Aspectos e impactos ambientais de uma indústria do segmento metal-alumínio na Amazônia brasileira
Keywords:
Alumínio, Metalúrgica, Gestão ambiental.Abstract
Neste trabalho é realizado um diagnóstico numa empresa do segmento metal-alumínio, de forma a avaliar os itens críticos sob o ponto de vista ambiental, em relação a: cumprimento de requisitos legais, estabelecimento da cultura de preservação de recursos hídricos, gerenciamento eficiente dos resíduos sólidos gerados, monitoramento e controle da qualidade do ar e emissões atmosféricas emitidas e, sobretudo a qualidade da imagem da empresa perante a sociedade. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação de um questionário na própria empresa preenchido em entrevistas com os profissionais responsáveis pelas atividades de gerenciamento ambiental do empreendimento. Os resultados foram tabulados e geraram indicadores de desempenho, para identificar e qualificar o nível de relação existente com os padrões ideais. Com base nos resultados obtidos foi possível identificar que os pontos fortes da empresa estão voltados a gestão de requisitos legais e resíduos sólidos, e que os pontos negativos são potencializados nas questões relativas ao uso racional da água e gerenciamento da imagem e relacionamento com as áreas de influência da empresa. 10.13084/2175-8018.v04n08a03Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


