ANÁLISE ERGONÔMICA DA UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

UMA ABORDAGEM BASEADA NA METODOLOGIA SYSTEM ANALYSIS TOOL

Autores

  • Matheus Martins da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • João Paulo Lucchetta Pompermaier Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Tamires Fernanda Barbosa Nunes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lizandra Garcia Lupi Vergara Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e105789

Resumo

Unidades de urgência e emergência hospitalar são ambientes complexos, caracterizados por alta demanda cognitiva, sobrecarga física e mental, fatores que impactam a saúde dos profissionais e a segurança dos pacientes. Diante disso, o estudo teve como objetivo identificar problemas ergonômicos presentes na Unidade de Urgência e Emergência de um hospital universitário e propor estratégias de melhoria com base na metodologia System Analysis Tool (SAT). Foram utilizados três instrumentos complementares: Checklist Ergonômico, baseado na Norma Regulamentadora 17 (NR-17); Self-Assessment Tool Ergonomics/Human Factors (SATEH); e a própria SAT. Os resultados evidenciaram riscos ergonômicos e psicossociais significativos, relacionados principalmente a mobiliário inadequado, ruído ambiental, fluxo de trabalho fragmentado e falhas de comunicação. A aplicação da SAT possibilitou organizar fatores críticos, estabelecer metas, objetivos e ações, além de identificar alternativas de melhoria, resultando, assim, na proposição de oito ações principais: organizar a rotina de trabalho; garantir número suficiente de trabalhadores; ampliar o ambiente e reformular o layout; realizar a manutenção de mobiliários e equipamentos; estabelecer pausas alternadas; distribuir atividades adequadamente; garantir conforto ambiental; e aprimorar canais de comunicação. A SAT demonstrou-se uma ferramenta eficaz para integrar diagnóstico e gestão, possibilitando decisões baseadas em evidências e promovendo ambientes hospitalares mais seguros, colaborativos e sustentáveis.

Biografia do Autor

Matheus Martins da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Engenharia de Produção Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

João Paulo Lucchetta Pompermaier, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de concentração ''Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído'' e linha de pesquisa ''Métodos e Técnicas Aplicados ao Projeto em Arquitetura e Urbanismo''. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2024). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL, 2023). Especialista em Design de Interiores pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL, 2021). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Empresarial de Chapecó (FAEM/UCEFF, 2019). Bolsista de Produção Científica no Laboratório Bridge (CTC/CCS/UFSC). Pesquisador no Laboratório de Ergonomia (LABERGO) do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (DEPS/CTC/UFSC). Membro do grupo de pesquisa GMETTA - Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC/CNPq) e do Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar (GEA-hosp/UFBA).

Tamires Fernanda Barbosa Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (Atualmente), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2021), Especialista em Docência com ênfase na educação básica formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (2021), Engenheira de Segurança do Trabalho formada na faculdade Cruzeiro do Sul (2020), Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Durante o mestrado fui membro do Laboratório de Análise e Modelagem Estatística da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas - GMETTA. Experiência em análise multivariada de dados, análise de regressão e correlação, séries temporais aplicadas à Engenharia de Produção e métodos quantitativos para a tomada de decisão.

Lizandra Garcia Lupi Vergara, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Arquiteta e Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, com Mestrado (2001) e Doutorado (2005) na área de Ergonomia pela Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA (2022). Professora da Engenharia de Produção da UFSC desde 2010, atuando na Graduação (DEPS) e nas Pós-graduações da Engenharia de Produção (PPGEP) e Arquitetura e Urbanismo (PosARQ). É Supervisora do Laboratório de Ergonomia (LABERGO) e do Laboratório de Tecnologia Assistiva e Ergonomia (LABTAE) da UFSC, e Líder do grupo de pesquisa GMETTA - Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (UFSC-CNPq). Bolsista CNPq em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT 2. Membro da Diretoria (Vice-Presidente) da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) sendo Ergonomista Sênior Certificada, Membro do SisCEB e Coordenadora do Comitê Técnico da ABERGO - GT de Ergonomia do Ambiente Construído e Acessibilidade.

Downloads

Publicado

2025-10-17

Como Citar

Silva, M. M. da, Pompermaier, J. P. L., Nunes, T. F. B., & Vergara, L. G. L. (2025). ANÁLISE ERGONÔMICA DA UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UMA ABORDAGEM BASEADA NA METODOLOGIA SYSTEM ANALYSIS TOOL. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, 17(32). https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e105789