ANÁLISE ERGONÔMICA DA UNIDADE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
UMA ABORDAGEM BASEADA NA METODOLOGIA SYSTEM ANALYSIS TOOL
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e105789Resumo
Unidades de urgência e emergência hospitalar são ambientes complexos, caracterizados por alta demanda cognitiva, sobrecarga física e mental, fatores que impactam a saúde dos profissionais e a segurança dos pacientes. Diante disso, o estudo teve como objetivo identificar problemas ergonômicos presentes na Unidade de Urgência e Emergência de um hospital universitário e propor estratégias de melhoria com base na metodologia System Analysis Tool (SAT). Foram utilizados três instrumentos complementares: Checklist Ergonômico, baseado na Norma Regulamentadora 17 (NR-17); Self-Assessment Tool Ergonomics/Human Factors (SATEH); e a própria SAT. Os resultados evidenciaram riscos ergonômicos e psicossociais significativos, relacionados principalmente a mobiliário inadequado, ruído ambiental, fluxo de trabalho fragmentado e falhas de comunicação. A aplicação da SAT possibilitou organizar fatores críticos, estabelecer metas, objetivos e ações, além de identificar alternativas de melhoria, resultando, assim, na proposição de oito ações principais: organizar a rotina de trabalho; garantir número suficiente de trabalhadores; ampliar o ambiente e reformular o layout; realizar a manutenção de mobiliários e equipamentos; estabelecer pausas alternadas; distribuir atividades adequadamente; garantir conforto ambiental; e aprimorar canais de comunicação. A SAT demonstrou-se uma ferramenta eficaz para integrar diagnóstico e gestão, possibilitando decisões baseadas em evidências e promovendo ambientes hospitalares mais seguros, colaborativos e sustentáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Matheus Martins da Silva, João Paulo Lucchetta Pompermaier, Tamires Fernanda Barbosa Nunes, Lizandra Garcia Lupi Vergara (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


