AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DE UMA REDE DE EMPRESAS DE PRODUÇÃO DE CACHAÇA
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8018.2025.e104344Resumo
Uma Indicação Geográfica forte passa com certeza pelo processo de formação da rede de empresas produtoras e sua relação com entidades governamentais e institucionais da região de abrangência. A medição do grau de maturidade da rede é fundamental para se avaliar o desenvolvimento de redes com Indicação Geográfica obtida ou em processo de obtenção. O objetivo do presente artigo é apresentar a maturidade de uma associação de micro e pequenas empresas produtoras de Cachaça em Santa Catarina, através de um modelo de maturidade de redes de empresas, com aplicação em redes em processo de obtenção de Indicação Geográfica. Uma comparação é feita com outras redes avaliadas, mais antigas e desenvolvidas, evidenciando a defasagem.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-09-04 (2)
- 2024-12-09 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iberoamerican Journal of Industrial Engineering

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeterem seus trabalhos ao periódico Iberoamerican Journal of Industrial Engineering (IJIE) os autores entendem que o conteúdo será disponibilizado sob a Licença Creative Commons Atribuição (CC BY) 4.0 Internacional, a qual permite o uso, compartilhamento, adaptação e criação de obras derivadas, inclusive para fins comerciais, desde que seja devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original no IJIE.
Além disso, os autores estão autorizados a firmar acordos adicionais que possibilitem a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais, páginas pessoais, traduções, ou capítulos de livros), desde que haja referência clara à autoria e à publicação inicial neste periódico.


