PRORROGADO - Modernismo brasileiro 100+1 anos: crítica, heranças, perspectivas

2023-04-17

Dossiê: Modernismo brasileiro 100+1 anos: crítica, heranças, perspectivas

Manifesto de lançamento

Nós, intelectuais, artistas, pesquisadores, pesquisadoras, professores e professoras, um certo “nós” talvez, pode-se dizer assim, deveríamos tomar que atitude no ano de 2022+1 diante do centenário da Semana de Arte Moderna?

***

Passar em revisão, observando a partir de ângulos diversos as diferentes nuances do que se encenou no Theatro Municipal (incluindo bastidores, fosso, arredores, salões, vaias)?

Criticar os termos com que foi descrita a Semana, em maiúscula? ou a Arte Moderna? Suficiente moderna? Modernistas? Futuristas? De São Paulo? Regionais? Internacionais? Universais?

Passar em análise e terapia as sucessivas revisões do passado? Década, 20 anos, cinquentenário, 80 anos? Foi gostoso, ficou bonito? Foi aventureiro, aristocrático? Momento crítico ou criador? Influências, anacronismos, decolonialismos?

Relativizar desvairismos, papas, escolas? Nós os passadistas futuristas contemporâneos um tanto fora do lugar de entrelugares?

Analisar identidades, identificações ou constatar as impossibilidades (machismo racismo, homofobia) estruturais?

Questionar o país, em seus eventuais avanços e progressos, pelo que se pretendeu como modernidade, atualidade e universalidade?

Mistificar o sentido do comemorar um centenário que encontra um país de legiões autoritárias na mais triste nação?

 

Convidamos pesquisadoras e pesquisadores, dispostas e dispostos a responderem a essa provocação, a submeterem artigo à revista outra travessia (diretrizes de submissão).

Prazo para submissão: 01 de junho de 2023.
Prazo para submissão prorrogado: 23 de junho de 2023.

***

Está aberta também submissão de artigos de temática variada, não necessariamente relacionada ao dossiê.

Prazo para submissão: 01 de junho de 2023.
Prazo para submissão prorrogado: 23 de junho de 2023.