Ressurgência barroca: estilo e tradução cultural em Jacques Derrida

Autores

  • Paula Glenadel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2004n3p47

Resumo

 

Este artigo propõe uma visão crítica, enunciada a partir de um lugar cultural latino-americano, das possibilidades de se trazer o barroco, em sua potência de acolhimento de marginalidades desconstrutoras do saber e da identidade, para sustentar uma leitura de algumas propostas teóricas de Jacques Derrida. Estas alimentam uma resistência ao eurocentrismo, um diálogo com um "ailleurs", a tradução de um "fora", indo ao encontro de lugares de transcendência que assombram a "própria" cultura greco-latina-ocidental.

 

Biografia do Autor

Paula Glenadel, Universidade Federal Fluminense

Fez graduação em licenciatura português-francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Realizou pós-doutorado na Université de Paris VIII (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos