A fidelidade no romance-em-cena de Aderbal Freire-Filho

Autores

  • Marcio Augusto Ribeiro Freitas UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2013n16p103

Resumo

Este artigo investiga o romance-em-cena do diretor teatral Aderbal Freire-Filho, analisando elementos sonoros e visuais do espetáculo O púcaro búlgaro, transposição cênica do romance homônimo de Campos de Carvalho, que estreou em 2006. Identifica-se, na redundância proposta pelas ilustrações de fragmentos do romance, e na qualidade espasmódica da vocalização do ator Gillray Coutinho, um tensionamento da ideia de fidelidade defendida pelo próprio encenador em entrevistas.

Biografia do Autor

Marcio Augusto Ribeiro Freitas, UNIRIO

Marcio Freitas é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, sob a orientação de Flora Süssekind. Foi assistente editorial da revista Folhetim Teatro do Pequeno Gesto e membro fundador da revista eletrônica Questão de crítica. É ator, diretor e pesquisador, membro do coletivo Teatro Número Três. Em 2012, defendeu a dissertação “Cenas da voz: A sonoridade no teatro de Aderbal Freire-Filho, Moacir Chaves e Jefferson Miranda”, no PPGAC-Unirio.

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Publicado

2014-07-10

Edição

Seção

Artigos