A fotografia na tessitura do silêncio

Autores/as

  • Francine Carla Rojas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edgar Cézar Nolasco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2017n24p159

Resumen

O presente artigo se detém na fotografia dos escritores Fernando Sabino e Clarice Lispector. Em conjunto com as cartas trocadas entre os escritores durante 23 anos de amizade (1946-1969) e presentes em Cartas perto do coração (2011), a fotografia narra um momento único. O objetivo é o de articular o papel de conceitos como silêncio, sobrevida, rastro e aesthesis na experiência de observação e construção da fotografia como narração, nesse sentido, considera-se a participação do crítico. Para tanto, a noção hegemônica de estética já não mais comporta a discussão proposta justamente por excluir a sensação e percepção, em prol de um conjunto de normas que instituem conceitos como o belo a fim de delimitar o que é arte, reforçando uma perspectiva artística e crítica calcada nas semelhanças, e o que não corresponde aos parâmetros estabelecidos é relegado à exterioridade. Dessa forma, a divisão em três subtítulos visa atender aos objetivos elencados, ofertando considerações do que se convém chamar de “narração da imagem” e que consiste em entender a fotografia como aberto ao olhar e a escuta alheia. A articulação desenvolvida é embasada nas considerações de Walter Mignolo, Susan Sontag, Roland Barthes, Eni P. Orlandi e Jacques Derrida.

Biografía del autor/a

Francine Carla Rojas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras em 2013 na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus Grande Grande, habilitação Português/Espanhol. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado (UFMS - Três Lagoas) nas cartas cartas publicadas do escritor mineiro Fernando Sabino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cartas, Fernando Sabino, amizade, Clarice Lispector, literatura e pesquisa, cultura, linguagem, e história.

Edgar Cézar Nolasco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É Coordenador do NECC - Núcleo de Estudos Culturais Comparados, Editor-Presidente dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Atualmente está desenvolvendo estágio de Pós-Doutorado no PACC na UFRJ. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Literatura Comparada também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nível Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Membro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL. É membro do conselho editorial das Revistas - Papéis (UFMS) e RAÍDO - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFGD). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Cultural, Estudos Culturais, Literatura Comparada, Crítica Local, Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica Cultural, Estudos Culturais, Paisagens Culturais, Literatura Comparada, Crítica Local, Clarice Lispector, Literatura Brasileira, Teoria Literária. 

Publicado

2017-12-08

Número

Sección

Artigos