A fotografia na tessitura do silêncio

Autores

  • Francine Carla Rojas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edgar Cézar Nolasco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2017n24p159

Resumo

O presente artigo se detém na fotografia dos escritores Fernando Sabino e Clarice Lispector. Em conjunto com as cartas trocadas entre os escritores durante 23 anos de amizade (1946-1969) e presentes em Cartas perto do coração (2011), a fotografia narra um momento único. O objetivo é o de articular o papel de conceitos como silêncio, sobrevida, rastro e aesthesis na experiência de observação e construção da fotografia como narração, nesse sentido, considera-se a participação do crítico. Para tanto, a noção hegemônica de estética já não mais comporta a discussão proposta justamente por excluir a sensação e percepção, em prol de um conjunto de normas que instituem conceitos como o belo a fim de delimitar o que é arte, reforçando uma perspectiva artística e crítica calcada nas semelhanças, e o que não corresponde aos parâmetros estabelecidos é relegado à exterioridade. Dessa forma, a divisão em três subtítulos visa atender aos objetivos elencados, ofertando considerações do que se convém chamar de “narração da imagem” e que consiste em entender a fotografia como aberto ao olhar e a escuta alheia. A articulação desenvolvida é embasada nas considerações de Walter Mignolo, Susan Sontag, Roland Barthes, Eni P. Orlandi e Jacques Derrida.

Biografia do Autor

Francine Carla Rojas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras em 2013 na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus Grande Grande, habilitação Português/Espanhol. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado (UFMS - Três Lagoas) nas cartas cartas publicadas do escritor mineiro Fernando Sabino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: cartas, Fernando Sabino, amizade, Clarice Lispector, literatura e pesquisa, cultura, linguagem, e história.

Edgar Cézar Nolasco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É Coordenador do NECC - Núcleo de Estudos Culturais Comparados, Editor-Presidente dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Atualmente está desenvolvendo estágio de Pós-Doutorado no PACC na UFRJ. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Literatura Comparada também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação nível Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Membro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL. É membro do conselho editorial das Revistas - Papéis (UFMS) e RAÍDO - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFGD). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Cultural, Estudos Culturais, Literatura Comparada, Crítica Local, Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Crítica Cultural, Estudos Culturais, Paisagens Culturais, Literatura Comparada, Crítica Local, Clarice Lispector, Literatura Brasileira, Teoria Literária. 

Downloads

Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos