Crise e vanguarda: sobre o invencionismo do Prata

Autores

  • Joaquín Correa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2018n26p98

Palavras-chave:

Ricardo Piglia, Arturo, Madí, Vanguarda periférica, Representação

Resumo

A partir da recuperação de três ensaios de Ricardo Piglia, publicados na virada do século, são analisadas as revistas do invencionismo concreto argentino, Arturo e Madí, focando o estudo das configurações da – assim chamada – vanguarda periférica nos modos de ver, no complô e nas consequências do liberalismo (lidas por Piglia, naquela virada, no reflexo da crise do neo-liberalismo na Argentina). Em um segundo momento, o texto analisa as polêmicas dessas revistas com o peronismo, especialmente no confronto da não representação estética com a representação política (própria do populismo, segundo Ernesto Laclau) para estabelecer as rupturas entre as duas vias. A constelação Arturo desenharia um mapa que, apagando-se de modo aleatório ou emergindo em determinados contextos, redefine as posições vanguardistas no período situadas entre as vanguardas históricas e as neo-vanguardas. 

 

Referências

ARDÉN QUIN, Camilo, ROTHFUSS, Rhod, KÓSICE, Gyula e BAYLEY, Edgar (eds.). “INVENTAR…”. Arturo. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n. 1, out.1947]. p. 21-22.

ALONSO, Rodolfo. “Alrededor de Poesía Buenos Aires”. In: Poesía Buenos Aires. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014. p. 9-17.

ANTELO, Raúl. “As revistas literárias brasileiras”. In: Boletim de pesquisa NELIC. Florianópolis, v1, n.2, 1997. p. 3-11.

ANTELO, Raúl. “Visão e pensamento. Poesia da Voz”. In: ANTELO, Raúl (org.). Crítica e ficção, ainda. Florianópolis: Palloti, 2006. p. 7-87

APPEARS to found... “. 1a Exposición Madí. Buenos Aires: Instituto Francés de Estudios Superiores, ago. 1946.

AQUINO, Flávio de. “Max Bill censura os arquitetos brasileiros”. In: Arte em Revista. São Paulo, ano 2, n. 4, ago. 1980. p. 49.50.

ARDÉN QUIN, Camilo. “Sumario”. Arturo. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n.1, verão de 1944]. p. 25-27.

BALLENT, Anahí. “Arquitectura y ciudad como estéticas de la política. El peronismo en Buenos Aires, 1946–1955”. Anuario del Instituto de Estudios Histórico-Sociales, Tandil, n. 8, 1993. p. 175-198.

BAYLEY, Edgar. “Sumario”. Arturo. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n. 1, verão de 1944]. p. 29-30.

BAYLEY, Edgar. “Sobre Arte Concreto”. Orientación. Buenos Aires, 20 fev. 1946, s/p.

BRITO, Jorge, GIROLA, Claudio, MALDONADO, Tomás e HLITO, Alfred. Manifiesto de Cuatro Jóvenes. Buenos Aires, 1942

BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Trad. José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CIRLOT, Juan Eduardo. “Esencia del Arte Madí”. Arte Madí. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n.7-8, jun. 1954]. p. 228-229.

CONSTANTAKOS, Melina, FEDERICI, Rita e MATEU, Cristina. “Entre militancia estética y política: Los debates comunistas sobre las artes plásticas en los ‘30”.In: AURA. Revista de Historia y Teoría del Arte, Facultad de Arte de la UNICEN, Tandil, n. 1, 2013. p. 131-160.

COUSIDO, Diego. “Índice general a Literatura y sociedad”. AHIRA, 2016. Disponível em: <http://www.ahira.com.ar/lys.php>. Aceso em: 21 fev. 2016.

DARIE, Sandú. “Pensamiento madista”. Arte Madí. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n.5, outubro de 1951]. P. 140-141.

GARCÍA, María Amalia. “La revista Arturo y la conexión carioca: en torno de la participación de Maria Helena Vieira da Silva y Murilo Mendes en la vanguardia invencionista porteña”. In: Pós. Belo Horizonte, UFMG, v. 2, n. 4, nov. 2012. p. 36-59.

GONZÁLEZ, Horacio. “Palabras previas”. Arturo. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014. p. 7.

GONZÁLEZ, Horacio. “Palabras previas”. Arte Madí. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014a. p. 7.

KHIARI, Sadri. “El pueblo y el tercer pueblo”. In: AA. VV. ¿Qué es un pueblo? Trad. Cecilia González e Fermín Rodríguez. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2014. p. 101-118.

KOELLREUTTER, Hans-Joachim. “Un nuevo mundo sonoro. Carta a un joven músico”. Arte Madí. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n. 6, out.1952]. p. 206-207.

KÓSICE, Gyula. “Sumario”. Arturo. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014a [n. 1, verão de 1944]. p. 35-36.

KÓSICE, Gyula e WENNER, Liana. “Conversación con Gyula Kosice”. Arturo. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014. p. 14-17.

LACLAU, Ernesto. La razón populista. Trad. Soledad Laclau. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2015.

“MANIFIESTO de la Escuela. Arte Madí. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n.1, outubro de 1947]. p. 20.

MENDES, Murilo. “Novísimo Orfeo”. Arturo. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n. 1, verão de 1944]. p. 41.

MORAÑA, Mabel. “Revistas culturales y mediación letrada en América Latina”. In: Travessia / Outra travessia. Ilha de Santa Catarina, n. 40 / 1, 2003. p. 67-73.

NEGRI, Antonio. “Para uma definição ontológica da Multidão”. Lugar comum. Rio de Janeiro, n.19-20, p. 15-26, jan.-jun. 2004.

PIGLIA, Ricardo. Blanco nocturno. Buenos Aires: Anagrama, 2010.

PIGLIA, Ricardo. “Diario 1965”. In: _____: Los diarios de Emilio Renzi. Años de formación. Buenos Aires: Anagrama, 2015, p. 165-213.

PIGLIA, Ricardo. El camino de Ida. Buenos Aires: Anagrama, 2013.

PIGLIA, Ricardo. “En el lenguaje no hay propiedad privada”. Cuaderno de la BN, Buenos Aires, n. 4, mar.-abr. 2017. p. 28-30.

PIGLIA, Ricardo. “Manuel Puig y la magia del relato”. In: _____: La Argentina en pedazos. Buenos Aires: Ediciones de la Urraca, 1993. p. 114-116.

PIGLIA, Ricardo. “Modos de ver”. In: TORRES, María (ed.); Pintura argentina. Panorama del periodo 1810 – 2000. Volumen dedicado a la Abstracción I. Buenos Aires: Banco Velox e Clarín, 2001. p. 5-6.

PIGLIA, Ricardo. “Sumario”. Literatura y Sociedad. Buenos Aires, n. 1, p. 1-12, outubro-dezembro de 1965.

PIGLIA, Ricardo. Teoría del Complot. Buenos Aires: Mate, 2007.

PIGLIA, Ricardo. “Una propuesta para el próximo milenio”. In: VAN DER HORST, Adrián e WIÑASKI, Miguel (eds.); Argentinos: retratos de fin de milenio. Buenos Aires: Revista Viva, Clarín, 5 de dezembro de 1999. P. 166-167.

PIGLIA, Ricardo. “Una trama de relatos”. In: _____: Crítica y ficción. Buenos Aires: Seix Barral, 2000. P. 43-52.

PIGLIA, Ricardo e SAER, Juan José. Diálogo Piglia – Saer. Por un diálogo futuro. Santa Fe: Centro de publicaciones Universidad Nacional del Litoral, 1990.

QUIROGA, Horacio. “La señorita leona”. In: ______: Más allá. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1980. p. 62-66.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Trad. Mónica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org., Editora 34, 2014.

RENZI, Emilio. “Hudson: ¿Un Güiraldes inglés?”. Punto de vista, Buenos Aires, n.1, mar. 1978. p. 23-24.

STIGGER, Veronica. “O útero do mundo”. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. O útero do mundo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2016. p. 5-40.

“SUMARIO. Arte Madí. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n.1, out. 1947]. p. 19

VÉLEZ ESCALLÓN, Byron. “Sobre “Juan Darién”, sobre esta tradução”. SalaGrumo, outubro de 2015. Disponível em: <http://www.salagrumo.org/notas.php?notaId=225>. Acesso em: 21 de fevereiro.

WELLINGTON, Valdo. “Hoy hablemos de crear nuevas realidades”. Arte Madí. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014 [n.4, outubro de 1950]. p. 108.

WENNER, Liana. “La constelación Arturo. 70 años de invención”. Arturo. Edição fac-similar. Buenos Aires: Biblioteca Nacional, 2014. p. 9-13.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Edição

Seção

Artigos