Crise e vanguarda: sobre o invencionismo do Prata

Autores

  • Joaquín Correa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2018n26p98

Resumo

A partir da recuperação de três ensaios de Ricardo Piglia, publicados na virada do século, são analisadas as revistas do invencionismo concreto argentino, Arturo e Madí, focando o estudo das configurações da – assim chamada – vanguarda periférica nos modos de ver, no complô e nas consequências do liberalismo (lidas por Piglia, naquela virada, no reflexo da crise do neo-liberalismo na Argentina). Em um segundo momento, o texto analisa as polêmicas dessas revistas com o peronismo, especialmente no confronto da não representação estética com a representação política (própria do populismo, segundo Ernesto Laclau) para estabelecer as rupturas entre as duas vias. A constelação Arturo desenharia um mapa que, apagando-se de modo aleatório ou emergindo em determinados contextos, redefine as posições vanguardistas no período situadas entre as vanguardas históricas e as neo-vanguardas. 

 

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2020-09-25

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Artigos