Adaptação sob perspectiva: memento mori e as construções narrativas no conto e no longa-metragem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2020.e73260

Resumo

O presente artigo discorre acerca do conto Memento Mori, de Jonathan Nolan, e sua posterior adaptação cinematográfica, dirigida por Christopher Nolan, no ano de 2000. O objetivo deste trabalho é identificar as particularidades inerentes a cada suporte, investigando as estratégias de construção de enredo e os efeitos de sentido que geram na experiência estética a partir da leitura literária e sua posterior tradução para a linguagem fílmica, refletindo sobre as idiossincrasias de cada construção narrativa e no difícil processo de adaptação entre linguagens. Para isso, utiliza-se de uma análise comparativa fundamentada sob a Teorias do Efeito Estético e a Antropologia Literária, que discorrem sobre o fenômeno da experiência estética, individual e imanente; e o processo de atribuição de sentidos.

Biografia do Autor

Larissa Brito dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Larissa Brito dos Santos é mestranda em Letras na área de Literatura, Teoria e Crítica e graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba. Participa do Grupo de Estudos em Antropologia Literária – GEAL (UFPB/CNPq).

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Publicado

2021-08-26