Adaptação sob perspectiva: memento mori e as construções narrativas no conto e no longa-metragem
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2020.e73260Resumo
O presente artigo discorre acerca do conto Memento Mori, de Jonathan Nolan, e sua posterior adaptação cinematográfica, dirigida por Christopher Nolan, no ano de 2000. O objetivo deste trabalho é identificar as particularidades inerentes a cada suporte, investigando as estratégias de construção de enredo e os efeitos de sentido que geram na experiência estética a partir da leitura literária e sua posterior tradução para a linguagem fílmica, refletindo sobre as idiossincrasias de cada construção narrativa e no difícil processo de adaptação entre linguagens. Para isso, utiliza-se de uma análise comparativa fundamentada sob a Teorias do Efeito Estético e a Antropologia Literária, que discorrem sobre o fenômeno da experiência estética, individual e imanente; e o processo de atribuição de sentidos.
Referências
BAZIN, André. Qu’est-ce que le cinéma. Paris, Editions du Cerf, 1987.
BRITO, João Batista de. Literatura, cinema, adaptação. GRAPHOS: revista da Pós-graduação em Letras da UFPB. v. 1, n. 2, 1996. Disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/graphos/article/view/9179/4874 Acesso em 01 de setembro de 2014.
DINIZ, Thais Flores Nogueira. Literatura e Cinema: tradução, hipertextualidade, reciclagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. de Johannes Kretschmer. São Paulo, Editora 34, 1996. v. 1.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. de Johannes Kretschmer. São Paulo, Editora 34, 1999. v. 2.
MEMENTO. Christopher Nolan, 2000.
NOLAN, Jonathan. MEMENTO MORI. Revista Squire, 2000. Disponível em: https://www.londonscreenwritersfestival.com/assets/Memento-Short-Story-by-Jonathan-Nolan.pdf. Acesso em: 15 mar 2019.
RIBAS, Maria Cristina Cardoso. Literatura e(m) cinema: breve passeio teórico pelos bosques da adaptação. ALCEU - v. 14 - n.28 - p. 117 a 128 - jan./jun. 2014.
SANTOS, Carmen Sevilla Gonçalves dos. Literatura e Cinema: uma interface metaprocedimental via Antropologia Literária. Recife, 2017.
STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e a arte da adaptação. 2008.
STAM, R. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Revista Ilha do Desterro: 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na outra travessia passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.